Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1398
Título: Rega deficitária (RD) em pessegueiro na Cova da Beira
Autor: Inês, Carla Sofia França
Palavras-chave: Rega
Deficit hídrico
Crescimento do fruto
Qualidade do fruto
Prunus persica
Data de Defesa: 2012
Editora: IPCB. ESA
Citação: INÊS, Carla Sofia França (2012) - Rega deficitária (RD) em pessegueiro na Cova da Beira. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Devido à importância da disponibilidade de água na qualidade do pêssego (Prunus persica L. Batch) durante a fase de rápido crescimento do fruto, diferentes dotações de rega foram aplicadas nos pessegueiros „Andross‟ e „August Orebrad‟, durante este período crítico de desenvolvimento. O ensaio foi realizado durante o ano de 2011. Os tratamentos de rega efectuados foram: T100: aplicação de água para restabelecer 100% da ETc; T70: aplicação de água para restabelecer 70% da ETc; T50: aplicação de água para restabelecer 50% da ETc. A produtividade foi muito semelhante, não se registando diferenças significativas entre os tratamentos de rega. Contudo, a produtividade teve comportamento crescente à medida que a restrição hídrica diminuía. O peso do fruto, o teor de açúcares e a firmeza da polpa foram afectados pelos tratamentos de rega. Os maiores pesos médios do fruto registaram-se no tratamento de rega T100. Os menores teores de açúcares foram registados nos frutos da modalidade de rega T100, e os maiores na modalidade T50. Embora, o deficit hídrico aumentasse o teor de açúcares, este efeito positivo na qualidade do pêssego foi anulado pela diminuição do calibre do fruto.
Descrição: Dissertação submetida à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Fruticultura Integrada.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1398
Aparece nas colecções:ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_CARLA_INES.pdf1,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.