Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1406
Título: A improvisação na génese de formas musicais para instrumentos de tecla
Autor: Cunha, Dário Cristiano Leitão Garcia Toscano
Orientador: Álvares, Paulo Sérgio Guimarães
Palavras-chave: Música
Instrumento de tecla
Data de Defesa: 2011
Editora: IPCB. ESART
Citação: CUNHA, Dário Cristiano Leitão Garcia Toscano (2011) - A improvisação na génese de formas musicais para instrumentos de tecla. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O núcleo de concepção desta dissertação baseia-se na problemática do contributo da improvisação na criação e concepção de formas musicais para instrumentos de tecla. Apesar de parecer à partida uma fórmula axiomática, a verdade é que a análise desta foi, até hoje, a meu ver, bastante superficial, especialmente no que toca à organização de ideias e teses apropriadas. A minha investigação levou-me a uma organização historicista da evolução desta relação intrínseca – improvisação/composição. Tem como ponto de partida a Escola de cravo francesa no séc. XVII e séc. XVIII, e termina Béla Bartók – grande responsável pelo universalismo do folclore musical - passando por alguns dos compositores e obras que, no meu entender, são mais representativos, no que a esta temática concerne. A escolha deste tema foi concomitante com o plano traçado para o recital final, o que definiu antecipadamente os pontos de análise atravessados ao longo da dissertação. Não é, por essa mesma razão, uma análise exaustiva sobre o tema, mas mais um suplemento teórico de apoio à parte prática deste projecto. O resultado final torna-se assim, penso, a semente de uma investigação mais extensiva sobre o assunto.
Descrição: Dissertação submetida à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Performance - área de especialização em Piano.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1406
Aparece nas colecções:ESART - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DAR_CUN_DIS_MEST.pdf3,58 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.