Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1457
Título: Um estudo longitudinal sobre a qualidade de vida em pacientes submetidos a cirurgia oncológica na ULS de Castelo Branco mediante a aplicação do SF–36
Autor: Nunes, Sara
Monteiro, Ana
Rato, Luísa
Palavras-chave: Qualidade de vida relacionada com a saúde
Response shift
SF-36
Data: 2012
Editora: Hospital Amato Lusitano
Citação: NUNES, Sara ; MONTEIRO, Ana ; RATO, Luísa (2012) - Um estudo longitudinal sobre a qualidade de vida em pacientes submetidos a cirurgia oncológica na ULS de Castelo Branco mediante a aplicação do SF–36. Amato Lusitano : Revista de Saúde. ISSN 0873-5441. Nº 30, p. 6-11.
Resumo: Uma necessidade que surge com frequência em estudos de Qualidade de Vida é a detecção de alterações ocorridas ao nível da auto-percepção dos pacientes ao longo do tempo. Avaliar a percepção que pacientes oncológicos possuem sobre a sua Qualidade de Vida é muitas vezes difícil já que, juntamente com as alterações reais, os pacientes alteram muitas vezes a sua escala de medida (recalibração), as suas prioridades (repriorização) ou, inclusivamente, o que antes entendiam por Qualidade de Vida (reconceptualização). Com este estudo pretende-se avaliar a Qualidade de Vida em pacientes com diversos tipos de neoplasias a ser seguidos na ULS de Castelo Branco. Em particular pretende-se estudar a ocorrência de alterações ao nível da auto-percepção destes pacientes durante os meses subsequentes à cirurgia. Detectaram-se alterações ao nível das dimensões Dor Corporal, Funcionamento Físico e Desempenho Físico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1457
ISSN: 0873-5441
Aparece nas colecções:ESGIN - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
um estudo.pdf611,84 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.