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Título: Perspectiva epistemológica da realidade: “independência- coexistência” nas formas de conhecimento
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Epistemologia educativa
Paradigmas científicos
Conhecimento quotidiano
Conhecimento científico e escolar
Conhecimento multidisciplinar
Data: Jun-2012
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Citação: MARTINS, Ernesto (2012) - Perspectiva epistemológica da realidade: "independência - coexistência” nas formas de conhecimento. Educação e Filosofia. ISSN 0102 6801. Vol. 26, n.º 51, Jan./Jun., p. 263-288.
Resumo: A discussão epistemológica que atravessa o campo de educação em relação ao conhecimento quotidiano, científico e escolar merece ser retomada na actualidade. O autor analisa a relação da “continuidade-descontinuidade” dos conhecimentos quotidiano e científico, sendo o conhecimento escolar o resultado da transposição didáctica do conhecimento científico em contexto de aprendizagem em sala de aula. Num primeiro ponto aborda-se as opções epistemológicas do conhecimento quotidiano e científico em três perspectivas diferentes. O segundo ponto parte da diversidade das formas de conhecimento, insistindo na (des) construção do conhecimento escolar, orientada à integração didáctica das várias formas de conhecer. A visão do mundo, desde dos seus paradigmas científicos, actua como marco referencial da conceptualização escolar e da evolução do conhecimento. Pretende-se clarificar o estado da arte da epistemologia das formas de conhecimento.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1491
ISSN: 0102 6801
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

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