Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1494
Título: Horto de Amato Lusitano – Um espaço de educação não formal na formação em ciências de professores para o ensino básico
Autor: Jorge, Fátima
Paixão, Fátima
Palavras-chave: Formação de professores
Didática das ciências
Educação não formal
Horto de Amato Lusitano
Projeto de inovação
Data: Set-2012
Editora: Universidade de Santiago de Compostela
Citação: JORGE, Fátima ; PAIXÃO, Fátima (2012) - Horto de Amato Lusitano – Um espaço de educação não formal na formação em ciências de professores para o ensino básico. In XXV Encuentro de Didáctica de las Ciencias Experimentales. Santiago de Compostela, 5-7 de Septiembre. p. 675-682.
Resumo: Amato Lusitano, célebre médico e homem de ciência, é uma figura incontornável do renascimento europeu, nascida em Castelo Branco em 1511. No espaço envolvente da Escola Superior de Educação foi criado em 1998 um HORTO no âmbito de um Projeto Ciência Viva com vista a homenagear a sua vida, obra e espírito científico e dá-lo a conhecer à comunidade. Nele se podiam encontrar algumas das plantas que usava nas curas. Tendo decaído rapidamente o seu uso como espaço educativo aproveitou-se a comemoração dos 500 anos do nascimento de Amato Lusitano para a sua renovação transformando-o num espaço de educação não formal com potencialidades para o desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem, tanto para futuros professores como para crianças das escolas da cidade e para investigação da relação entre espaços de educação formal e não formal. Apresenta-se o atual projeto de renovação do espaço salientando o seu relevo educativo na formação em ciências de professores para o ensino básico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1494
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
XXV Encuentro de didáctica de las ciencias_.pdf7,79 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.