Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1496
Título: Estudo comparativo sobre a educação especial em Portugal-Extremadura : aplicação de um programa de intervenção
Autor: Blanco, Nádia Candeias
Palavras-chave: Educação especial
Inclusão
Necessidades Educativas Especiais
Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção
Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental
Data de Defesa: 2012
Citação: BLANCO, Nádia Candeias (2012) - Estudo comparativo sobre a educação especial em Portugal-Extremadura : aplicação de um programa de intervenção. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 149 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Este estudo visa investigar o enquadramento legal no âmbito da Educação Especial em Portugal e em Espanha (Extremadura) e aplicar um programa cognitivo-comportamental a uma criança com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção. Pretendemos aprofundar estas temáticas através de uma investigação fundamentada, séria e rigorosa tanto no ponto de vista do enquadramento conceptual, como no que concerne à metodologia de trabalho de campo. Segundo a legislação vigente nos dois países, a escola deve ser inclusiva e universal, uma escola para todos, embora por vezes isso não se verifique e continue a existir alguma exclusão. A sua finalidade é conhecer a evolução das políticas educativas, antes e após o período de democratização, e os serviços de apoio que a legislação vigente contempla para prestar apoio aos alunos com NEE. Pretendemos aprofundar a temática da Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção e da Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental, implementando um programa cognitivo-comportamental a uma criança portuguesa diagnosticada com estas problemáticas. Para tal pesquisamos diversos autores para encontrar uma linha de pensamento útil e aplicável na realidade escolar, com estratégias de intervenção para desenvolver em contexto de sala de aula. O trabalho de campo foi realizado durante os meses de janeiro a abril no contexto educativo da criança. Este estudo está enquadrado na investigação experimental na modalidade quase-experimental definindo-o como um caso único. No que respeita às técnicas de recolha de dados, optámos pela pesquisa documental, observação naturalista, Escala de Conners para professores e pais – versão revista (forma reduzida) (Conners, 1997) e entrevista semiestruturada. A utilização destas técnicas permitiu verificar se a implementação do programa foi eficaz.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1496
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Nadia.pdf3,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.