Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1518
Título: Desmontando os discursos da descentralização : a territorialização socioeducativa e a autonomia das escolas portuguesas
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Descentralização educativa
Territorialização
Parcerias educativas
Partenariado
política educativa local
Participação e autonomia escolar
Data: 2011
Editora: Centro Universitário Moura Lacerda
Citação: MARTINS, Ernesto (2011) - Desmontando os discursos da descentralização: a territorialização socioeducativa e a autonomia das escolas portuguesas. Montagem. ISSN 0104-4826. V. 13, nº 13, p. 79-89.
Resumo: O autor reflecte sobre o tipo de relações estabelecidas entre a ‘escola – comunidade educativa’ no âmbito do sistema educativo português, destacando a importância das parcerias na política educativa local. Neste quadro discursivo de descentralização educativa valoriza as lógicas de acção e de participação dos actores educativos no modelo de autonomia das escolas, principalmente, na promoção da qualidade da educação /ensino. Ao nível prático a intervenção do poder local na educação processa-se numa perspectiva instrumental que contribui para o desenvolvimento local e para a coesão social. A relação ’escola – poder local’ deve desenvolver-se numa interacção participativa promotora de dinâmicas educativas na dimensão local. Neste sentido o papel das autarquias insere-se nessa matriz de política educativa local, que por vezes é problemática, mas que contribui para o sucesso escolar.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1518
ISSN: 0104-4826
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Montagem-Desmontando os discursos.pdf7,42 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.