Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1524
Título: A clareza das instruções dos jogos na aula de língua inglesa
Autor: Gamas, Célia Margarida Valente
Palavras-chave: Instruções
Jogo
Investigação-ação
Estratégias
Data de Defesa: 2012
Citação: GAMAS, Célia Margarida Valente (2012) - A clareza das instruções dos jogos na aula de língua inglesa. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 97 f. Dissertação de Mestrado
Resumo: Este estudo enquadra-se no discurso do professor de inglês na sala de aula, mais concretamente, no que diz respeito às instruções para os jogos e à sua clareza. Os seus objetivos foram os seguintes: Identificar técnicas didáticas para a transmissão das instruções do jogo aos alunos; Analisar o nível de compreensão dos alunos perante as regras do jogo num primeiro momento da realização da tarefa; Analisar a qualidade e frequência do questionamento dos alunos na apresentação do jogo e durante a sua execução. O estudo foi desenvolvido numa turma de 5ºano, no ano letivo 2011/2012, no âmbito da unidade de prática de ensino supervisionada. Em termos de metodologia de investigação foram descritas e apresentadas as razões da escolha do método de investigação-ação, identificado o contexto da pesquisa e apresentados e descritos os instrumentos utilizados para a recolha de dados. Assim, desenvolveram-se vários instrumentos de recolha de dados, nomeadamente o questionário aplicado após cada ciclo de investigação, a entrevista a três alunos da turma em questão, quadros de análise das gravações de vídeo e quadros de análise das transcrições das instruções da professora estagiária. É importante referir que a entrevista foi gravada em formato áudio e todos os ciclos de investigação foram gravados em formato vídeo. Os três ciclos de investigação-ação foram descritos, analisados e interpretados e, perante a análise dos dados recolhidos e respetivas reflexões, podemos afirmar que a utilização de estratégias verbais e não verbais planificadas segundo critérios apresentados neste estudo permitem a compreensão clara e objetiva das instruções dos jogos pelos alunos. O baixo nível de questionamento dos alunos perante instruções cuidadosamente preparadas parece indiciar a um, alto nível de compreensão das mesmas.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Francês no Ensino Básico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1524
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Célia Gamas - Cópia.pdf2,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.