Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1525
Título: As brain compatible strategies na aprendizagem de inglês : um estudo de caso
Autor: Proença, Elisabeth Carlos Pinto da Silva
Palavras-chave: Estratégias brain-compatible
Aprendizagem brain-based
Emoções
Afetividade
Relação pedagógica
Elo de ligação
Estratégias e atividades BCS
Inglês
Data de Defesa: 2012
Citação: PROENÇA, Elisabeth Carlos Pinto da Silva (2012) - As brain compatible strategies na aprendizagem de inglês: um estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 161 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Este relatório dá conta de um projeto de intervenção no âmbito da Prática Supervisionada de Inglês, na turma de 5.º ano do 2.º CEB, do agrupamento de escolas deManteigas e visa apresentar um contributo em termos de estratégias pedagógico-didáticas emsala de aula, com o fim de fomentar uma relação afetiva sólida e positiva entre os alunos, o(a)professor(a) e o processo de ensino-aprendizagem na língua estrangeira. Através daimplementação de um ensino baseado nos pressupostos do Brain-Based Teaching and Learning, de estratégias Brain-Compatible, da criação de um ambiente afetivo com emoções positivas e a criação de uma sala de aula onde essas emoções possam expandir-se e, conferindo à avaliação uma dimensão formativa, humana e fomentadora da autonomia e do respeito dos estilos de aprendizagem dos alunos, pretende-se averiguar o contributo das Brain-Compatible-Strategies. Em primeiro lugar, damos conta da fundamentação teórica à volta da metodologia BBL, o caminho exploratório que nos levou a conduzir este estudo e as razões subjacentes à escolha de uma temática relacionada com as emoções e as suas influências no processo de ensinoaprendizagem da língua estrangeira. Tivemos de nos debruçar sobre a neurociência, a neuropsicologia e compreender os mecanismos envolvidos na aprendizagem do cérebro humano. Compreendemos, assim, que os processos cognitivos estão dependentes e até ocorrem de forma secundária, em relação ao processamento das emoções. Sem emoção, não se consegue uma entrega voluntária e consubstanciada do cérebro nos processos cognitivos ligados à aprendizagem. A nossa intenção consistia no envolvimento (a nível micro) dos atores da cena educativa (a sala de aula de Inglês), desde os alunos, aos professores envolvidos neste projeto de investigação-ação, bem como os restantes membros da comunidade educativa, na criação de um espaço tempo de ensino-aprendizagem em que o cérebro (processos emocionais e cognitivos) estivesse envolvido neste compromisso, nesta relação pedagógica baseada nos afetos, num elo de ligação sólido, com o respeito pelos diferentes estilos de aprendizagem. A metodologia de investigação escolhida recaiu sobre o estudo ecoetnográfico, privilegiando os métodos qualitativos e a observação natural durante a implementação dos seis meses dedicados à Prática Supervisionada de Inglês. Construímos e partilhamos planos de aula, conceitos de avaliação enquanto autorregulação dos aprendentes, experiências e emoções para averiguar da eficácia do contributo das BCS na aprendizagem do Inglês e vimos através deste estudo apresentar a nossa perspetiva de ensino-aprendizagem baseada nas emoções. Pretendemos assim partilhar as conclusões deste estudo de caso com o fim de verificar os benefícios e as potencialidades da implementação das BCS em sala de aula e a criação de um ambiente pedagógico emocionalmente rico e protegido, tendo como objetivo maior a criação de um elo de ligação afetiva entre aprendentes e a aprendizagens.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Inglês e Francês no Ensino Básico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1525
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Elisabeth Proença - Cópia.pdf3,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.