Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1540
Título: Desenvolvimento da competência comunicativa : a oralidade do francês com as TIC
Autor: Frango, Florência Robalo Basílio
Palavras-chave: Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação
Competência comunicativa
Oralidade
Aplicação multimédia
Data de Defesa: 2012
Citação: FRANGO, Florência Robalo Basílio (2012) - Desenvolvimento da competência comunicativa: a oralidade do francês com as TIC. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 96 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Com a multiplicação e uso crescente das novas tecnologias, no nosso entender, não faz muito sentido ensinar uma Língua Estrangeira recorrendo só a um manual ou a fichas de trabalho. É muito importante que se recorra às Tecnologias de Informação e Comunicação de maneira a motivar os aprendentes. Torna-se assim definitivamente necessária a aplicação de métodos de ensino-aprendizagem na sala de aula, tais como as abordagens plurais e multimodais que serão benéficos não só para o professor mas também para os seus alunos. No decorrer do ano letivo 2011/2012 decidimos utilizar as TIC, com o objetivo de analisar se os níveis de competência oral dos alunos para a aprendizagem de uma língua (Francês) aumentavam com a utilização e produção de material pedagógico TIC. Por um lado, ao utilizar as TIC nas suas várias aplicações multimédia tentamos verificar alguns dos impactos que estas têm na transmissão, tanto ao nível dos aspetos sociais e culturais, como no consequente aumento dos níveis de motivação na aprendizagem do Francês. Por outro lado, ao recorrer à passagem de pequenos vídeos e outras aplicações procuramos observar as consequências que estes provocaram aquando da introdução, revisão, prática e consolidação não só de itens gramaticais como também lexicais e, claro, os respetivos níveis de desenvolvimento na aprendizagem do Francês. Apesar de o tempo ter sido limitado e do contexto ter sido específico, pretendemos expor de forma qualitativa os resultados obtidos pelos alunos da turma e enaltecer a importância, a versatilidade e benefício da utilização das TIC para o ensino-aprendizagem das Línguas Estrangeiras. Este estudo não pretende analisar a qualidade da metodologia que a professora cooperante utilizou, nem a qualidade do manual adotado. Pretende apenas descrever e interpretar a forma como os alunos evoluíram nas várias competências orais em LE. Neste sentido, é possível verificar que as TIC são uma alavanca útil no processo de aprendizagem nomeadamente para o treino das referidas competências comunicativas.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Francês no Ensino Básico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1540
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Florência.pdf3,72 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.