Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1541
Título: Optimização do composto orgânico produzido pela TRABITE
Autor: Vaz, Ângela Isabel Silva
Orientador: Águas, Paulo Manuel Pires
Carneiro, João Paulo Baptista
Palavras-chave: Composto
Compostagem
Lamas
Classe II
Data de Defesa: 2012
Editora: IPCB. ESA
Citação: VAZ, Ângela Isabel Silva (2012) - Optimização do composto orgânico produzido pela TRABITE. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O processo de compostagem realizado pela TRABITE envolve vários resíduos orgânicos, tais como lamas de depuração urbanas provenientes de estações de tratamento de águas residuais (ETAR), lamas provenientes de matadouros e processamento de frutas, serradura, casca de pinho, e ainda resíduos provenientes de biomassa florestal como cinza. Após uma perfeita homogeneização, estabilização e higienização das lamas e o cumprimento integral da legislação em vigor, o produto final desta actividade é a produção de um composto, inserido na Classe IIA, actualmente designado por Fertagri IIA. A classificação (Classe IIA) atribuída pela Direcção Geral Actividades Económicas (DGAE) permite que este composto seja aplicado em culturas permanentes, como olival, vinha e pomares. Com o trabalho desenvolvido verificou-se que depois de uma selecção rigorosa de lamas provenientes das diversas ETAR, é possível produzir um composto de Classe II, com características superiores ao composto já comercializa do pela empresa TRABITE, a partir do processo de compostagem anteriormente implementado na empresa. O produto obtido já reúne condições para se proceder à sua aplicação num número superior de culturas, nomeadamente em culturas como o sorgo e milho forrageiro, as quais ocupam uma elevada área de cultivo na zona envolvente à central de compostagem em estudo. Para além do estudo referido, procedeu-se a um levantamento através de inquérito, que permitiu verificar qual a preferência do agricultor quanto à forma de aquisição do composto já colocado no mercado por esta empresa, chegando-se à conclusão que a principal preferência seria a obtenção do produto a granel. Finalmente, e porque um folheto informativo deste tipo de produtos é sempre uma boa forma de apresentação junto dos agricultores, concebeu-se um documento onde se referem características e potenciais vantagens decorrentes da aplicação do produto em causa.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Gestão Agro-Ambiental de Solos e Resíduos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1541
Aparece nas colecções:ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ângela Isabel Vaz tese.pdf1,98 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.