Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1542
Título: Modelação e mapeamento da probabilidade de incêndio florestal
Autor: Saturnino, Hugo Manuel dos Santos
Orientador: Fernandez, Paulo Alexandre Justo
Monteiro, José António Abrantes Massano
Palavras-chave: Modelos de probabilidade
Incêndio florestal
Regressão logística
Sistemas de Informação Geográfica
Data de Defesa: 2012
Editora: IPCB.ESA
Citação: SATURNINO, Hugo Manuel dos Santos (2012) - Modelação e mapeamento da probabilidade de incêndio florestal. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Uma determinada paisagem rural pressupõe uma relativa tipificação na propagação dos incêndios florestais pelo que, os objectivos do presente trabalho, pretenderam a produção de modelos de probabilidade de incêndio florestal, do tipo estrutural, com especificidade regional, bem como a elaboração de cenários de probabilidade espacial de ocorrência de incêndios. Foram estabelecidas duas áreas de trabalho, a região do Pinhal Interior Sul e a região de Idanha-a-Nova, inserida na Beira Interior Sul. Ainda que relativamente próximas, as áreas de estudo consideradas são completamente distintas quanto à orografia e à ocupação e uso do solo. O desenvolvimento dos modelos referidos foi realizado através da análise de regressão logística. A metodologia seguida utilizou parâmetros físicos, de ocupação do solo e a localização espacial de determinadas infra-estruturas susceptíveis de interacção humana com o fogo. A validação dos modelos foi através da adaptação de um índice de concordância espacial que analisou as classes de probabilidade de incêndio mais elevadas com as áreas ardidas efectivas, em determinado território e em determinado período temporal. Os trabalhos permitiram definir dois modelos de acordo com as especificidades regionais evidenciadas. Os modelos por sua vez permitiram construir cenários de probabilidade de ocorrência de incêndio, que apresentaram níveis de concordância espacial próximos dos 80% em ambas as regiões, ainda que em períodos de validação distintos.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Sistemas de Informação Geográfica - Especialização em Análise de Bio-Sistemas
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1542
Aparece nas colecções:ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Modelacao_Mapeamento_Incendio_Florestal.pdf8,88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.