Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1543
Título: Plano de emergência interno em empresas do setor da madeira
Autor: Rodrigues, Ricardo Jorge Monteiro Pereira Moitinho
Orientador: Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Cunha, Ricardo
Palavras-chave: Higiene e segurança no trabalho
Acidente de trabalho
Risco
Perigo
Avaliação de riscos
Data de Defesa: 2012
Editora: IPCB. ESA
Citação: RODRIGUES, Ricardo Jorge Monteiro Pereira Moitinho (2012) - Plano de emergência interno em empresas do setor da madeira. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Dissertação de Mestrado.
Resumo: A floresta na sua essência, sempre esteve ligada ao homem e, considerando que é necessário trabalhá-la, a indústria transformadora de madeira é essencial para acrescentar valor ao produto florestal. É portanto necessário que os trabalhadores que nela desenvolvem a sua atividade estejam protegidos face a uma emergência, ou aos riscos da profissão, qualquer que seja o seu tipo. Este estudo tem como objetivo principal contribuir para a compreensão da importância da Higiene e Segurança no Trabalho para as empresas e seus trabalhadores, sendo que esta é essencial ao seu bom funcionamento, contribuindo para uma maior competitividade por parte das mesmas e promovendo a redução dos custos inerentes aos acidentes de trabalho. O trabalho de projeto foi realizado a partir de um estágio que ocorreu em contexto de trabalho, na Empresa LENHOTEC, que é uma empresa de consultoria na área das tecnologias da madeira e em empresas suas consultadas. Com a realização deste projeto e através da observação direta, utilizada como método de recolha de dados, foi possível ajudar algumas empresas a melhorarem as condições de segurança dos seus trabalhadores, durante as operações diárias. Complementando o trabalho com a execução de planos de emergência e avaliação de riscos. Os primeiros permitem criar rotinas de segurança no caso de ocorrência de uma situação de emergência e os segundos servem, essencialmente, para que as empresas tenham uma ideia das situações potencialmente perigosas ou outras que apesar de não serem tão perigosas podem sempre ser melhoradas. Foi possível aplicar, na prática as metodologias propostas e verificar a utilização dos elementos informativos entretanto elaborados.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Tecnologia e Sustentabilidade dos Sistemas Florestais
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1543
Aparece nas colecções:ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISSERT_R_MOITINHO_1.pdf805,32 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.