Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1546
Título: Análise da evolução da ocupação do solo no sítio de importância comunitária do Cabeção - freguesia de Galveias na perspectiva da conservação dos habitats naturais
Autor: Porto, Maria de Lurdes Maia
Orientador: Quinta-Nova, Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro
Palavras-chave: Ecologia da paisagem
Evolução da paisagem
Habitat
Métricas da paisagem
Ocupação do solo
Sítio de Importância Comunitária do Cabeção
Data de Defesa: 2012
Editora: IPCB. ESA
Citação: PORTO, Maria de Lurdes Maia (2012) - Análise da evolução da ocupação do solo no sítio de importância comunitária do Cabeção - freguesia de Galveias na perspectiva da conservação dos habitats naturais. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O desenvolvimento da tecnologia em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) veio permitir avaliar através de novas ferramentas analíticas, as alterações que ocorrem ao nível da paisagem e ajudar na decisão ao nível do Ordenamento do Território e da Gestão e Conservação da Natureza. Reconhece-se a importância e necessidade da aplicação de métricas da paisagem, uma vez que podem quantificar e avaliar os efeitos das atividades humanas no ambiente, permitindo analisar a alteração da ocupação do solo. É objetivo deste trabalho estudar a evolução da ocupação do solo na freguesia de Galveias durante o período 1990 - 2007, inserida no Sitio de Importância Comunitária (SIC) do Cabeção (PTCON0029), através da análise da evolução temporal da ocupação de solo e da análise quantitativa da estrutura da paisagem, com aplicação das Métricas da Paisagem, bem como avaliar os efeitos destas alterações no estado de conservação dos habitats naturais e no habitat da espécie prioritária Halimium verticillatum, classificado ao abrigo do Decreto-Lei n.º 140/99, de 24 de Abril, com redação dada pelo Decreto-Lei n.º 49/2005, de 24 de Fevereiro, ocorrentes na área de estudo. Para efetuar a análise referida recorreu-se à aplicação das seguintes Métricas de Paisagem: Percentagem da Paisagem (PLAND), Número de Manchas (NP), Área Média das Manchas (MPS), Densidade de Fronteira (ED), Distância Média ao Vizinho mais Próximo (MNN) e Índice de Diversidade de Shannon (SHDI). As alterações nas manchas florestais passaram essencialmente pelo aumento das áreas de montado de sobro, eucalipto, pinheiro manso e outras folhosas e com o decréscimo nas áreas de montado de azinho e povoamentos florestais mistos de folhosas e resinosas. Quanto ao uso agrícola verificou-se um aumento das culturas anuais e territórios agroflorestais em detrimento das áreas com olival, pomares e culturas anuais associadas a culturas permanentes. O tecido urbano e as superfícies aquáticas aumentaram a sua área, e os meios seminaturais (sem vegetação ou com vegetação seminatural) diminuíram. Como estas alterações foram analisadas na perspetiva da evolução da ocupação do uso do solo, não é possível afirmar, em alguns casos, que a mesma se traduza em perda de habitat. Noutros casos, como por exemplo numa plantação de eucalipto traduz-se numa inequívoca destruição de área afeta a habitats. Quanto à aplicação das métricas de paisagem, no período 1990 -2007, conclui-se que o montado de sobro constitui a mancha dominante e marca a matriz da paisagem. Houve durante o período 1990 – 2007 uma desfragmentação com o aparecimento de manchas por classe de uso maiores, mais homogéneas e de simples configuração na forma, com aumento na distância média e com perda de diversidade paisagística.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Tecnologia e Sustentabilidade dos Sistemas Florestais.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1546
Aparece nas colecções:ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado Lurdes Porto.pdf2,42 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.