Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1557
Título: O software magickeyboard e a comunicação na síndrome de rett: estudo de caso
Autor: Vaz, Isabel Maria Galego Candeias
Palavras-chave: Educação especial
Síndrome de Rett
Comunicação
Tecnologias de Informação e Comunicação
Data de Defesa: 2012
Citação: VAZ, Isabel Maria Galego Candeias (2012) - O software magickeyboard e a comunicação na síndrome de rett: estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 177 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente trabalho de projeto constitui uma investigação junto de uma jovem que se enquadra no âmbito das necessidades educativas especiais. Esta investigação teve lugar numa sala da escola do ensino especial de uma instituição de recuperação de menores, no Alto Alentejo, onde se encontra institucionalizada a jovem desencadeadora da nossa intervenção, com diagnóstico de síndrome de Rett. Tendo em consideração que a intervenção deve ser devidamente fundamentada em pressupostos teóricos que sustentem as opções realizadas, foram objeto de revisão de literatura as seguintes dimensões: organização e funcionamento da Educação Especial, caraterização de síndrome de Rett, o processo de comunicação e tecnologias de informação e comunicação. No que respeita ao enquadramento metodológico, atendendo ao facto da investigação ser realizada num contexto institucional, com caraterísticas muito peculiares, fez com que nesta investigação a componente reflexiva fosse uma prioridade em todas as fases do trabalho. Por estas razões optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo, num estudo de caso onde se realizou uma investigação-ação, dado o envolvimento direto da investigadora. Foram utilizados diversos métodos para a recolha de dados, nomeadamente a análise documental, a observação e a entrevista, o que nos permitiu recolher várias perspetivas e opiniões sobre o mesmo contexto e proceder ao cruzamento de informação entre elas no sentido de constatar e de complementar toda a informação recolhida para uma maior valorização da investigação. Da caracterização da jovem e dos contextos, partimos para uma intervenção estruturada, numa dinâmica de planificação, ação, avaliação e reflexão, geradora de práticas educativas diferenciadas e impulsionadoras do uso das tecnologias de informação e comunicação (software Magickeyboard), em prol do sucesso em geral e do sucesso comunicativo da jovem, em particular. Pretendemos com a intervenção criar uma dinâmica de trabalho assente na inovação tecnológica, onde se potencie a comunicação como um elemento essencial na melhoria da qualidade de vida da jovem. Os resultados alcançados indicam-nos que a jovem progrediu em termos comunicativos ao longo das sessões de trabalho e foi ampliando o seu nível comunicativo, facilitando a interação com pares, professores e cuidadores, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida. Quer isto dizer que a utilização das TIC (software Magickeyboard) se apresentou como um elemento decisivo no incremento da capacidade de comunicação da jovem nos domínios: reconhecimento de quem comunica consigo, alimentação, higiene e material didático.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1557
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
trabalho final.pdf2,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.