Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1558
Título: Perfil psicomotor da criança autista institucionalizada : perspectivando a intervenção
Autor: Carvalho, Céline Costa
Palavras-chave: Autismo
Institucionalização
Perfil psicomotor
Bateria de observação psicomotora
Psicomotricidade
Data de Defesa: 2012
Citação: CARVALHO, Céline Costa (2012) - Perfil psicomotor da criança autista institucionalizada: perspectivando a intervenção. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 155 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O contexto da Institucionalização de Crianças e Jovens despertou um olhar atento perante as crianças institucionalizadas, especialmente uma criança autista que devido às suas particularidades requer uma atenção especial por partes dos profissionais, de modo a minimizar as barreiras existentes no seu mundo enigmático. A criança autista apresenta dificuldades em compreender o seu corpo na globalidade, o corpo permanece em modo silencioso, sendo necessário ajudar estas crianças a superar algumas das suas dificuldades. É neste sentido, que o olhar psicomotor olhar voltado para a criança autista poderá mudar o lugar que lhe foi dado, de alguém sem futuro e sem esperança, ampliando, assim, as formas de tratamento. No presente trabalho pretendeu-se avaliar o perfil psicomotor de uma criança autista institucionalizada, de 13 anos de idade, através da aplicação da Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca, e perante os resultados obtidos apresentar uma proposta de intervenção no âmbito das áreas mais fracas. Após a aplicação da Bateria Psicomotora efectou-se o somatório das várias provas dos sete factores psicomotores, obtendo o valor de onze pontos, apresentando a criança um perfil geral dispráxico e evidenciando apraxia a nível da noção do corpo, da estruturação espaciotemporal e da praxia fina. A proposta de intervenção apresentada entrou neste cenário como instrumento capaz de facilitar à criança autista um conhecimento do seu próprio corpo, para, munida deste conhecimento, ser capaz de projectar-se ao mundo externo. Ressalta-se que no seio institucional são necessários esforços contínuos e persistentes centrados na desafiadora tarefa de intervir com crianças portadoras de condições de deficiência.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1558
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL CELINE.pdf4,97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.