Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1559
Título: Perturbação de hiperatividade com défice de atenção : importância do envolvimento parental no percurso escolar : estudo de caso comparativo
Autor: Romanini, Luzia Sequeira Martins
Palavras-chave: PHDA
Envolvimento parental
Perspetiva sistémica
Percurso escolar
Data de Defesa: 2012
Citação: ROMANINI, Luzia Sequeira Martins (2012) - Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção: importância do envolvimento parental no percurso escolar – estudo de caso comparativo. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 473 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Este estudo pretende compreender a importância do envolvimento parental no percurso escolar em dois alunos, com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA). Este Trabalho de Projeto organiza-se como um “estudo de caso” qualitativo e descritivo, consistindo na observação sequencial e longitudinal dos alunos em questão. Estes encontram-se a frequentar o 5.º ano de escolaridade, com idades de 12 anos e sete meses e 12 anos e um mês, do género masculino e com um diagnóstico de PHDA, resultando em dificuldades a nível da aprendizagem. Ambos beneficiam das medidas do regime educativo especial do Decreto-Lei n.º 3 de 7 de janeiro de 2008 (2008), porém, num deles, existe acompanhamento parental no seu percurso de ensino/aprendizagem, enquanto no outro os pais são figuras ausentes, delegando a responsabilidade aos educadores. Para realizar este estudo procurou-se, primeiramente, caracterizar os alunos e as suas famílias através da investigação direta do processo individual de cada um, de recolha de informações junto dos intervenientes mais diretos no seu Processo Educativo e da entrevista semiestruturada aos próprios alunos, aos encarregados de educação, assim como à diretora de turma. Com base na análise dos resultados pretende-se uma reflexão profissional acerca da importância do grau de envolvimento dos pais dos alunos com PHDA no seu percurso escolar e consequente formação.
Descrição: Trabalho de Projeto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1559
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Mestrado_ Luzia.pdf11,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.