Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1561
Título: A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio
Autor: Leitão, Tânia Antunes
Palavras-chave: Aprendizagem da escrita
Ciclo de escrita
Planificação
Unidade didática
Prática supervisionada
Data de Defesa: 2012
Citação: LEITÃO, Tânia Antunes (2012) - A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio. Castelo Branco : IPCB. Castelo Branco. 223 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para o desenvolvimento e conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. O período de Prática Supervisionada é um período de experiências, de procura de estratégias, de técnicas, de métodos e materiais diferenciados para que aconteça na sala de aula um efetivo processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma primeira oportunidade para o acompanhamento de uma turma e da procura constante de formas para motivar os alunos, para aprender, de os orientar e, sobretudo, de nós próprios aprendermos. A investigação acontece no âmbito da Prática Supervisionada e prende-se sobretudo com a importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico, incidindo a análise especificamente na fase da planificação. O estudo tem por base o entendimento que os Programas de Português fazem da escrita e do que se pretende que aconteça nas escolas do 1º ciclo neste âmbito – escrita é “o resultado, dotado de significado e conforme à gramática da língua, de um processo de fixação linguística que convoca o conhecimento do sistema de representação gráfica adoptado, bem como processos cognitivos e transliguísticos complexos (planeamento, textualização, revisão, correcção e reformulação do texto) ” (2009:16). A investigação realizada tomou a forma de um estudo de caso, em que o caso é a turma onde decorreu o período de Prática Supervisionada. O ponto de partida para o estudo é a aplicação e desenvolvimento de dois ciclos de escrita completos na turma em questão. As técnicas e instrumentos de recolha de dados a que se recorre são a observação participante, pesquisa e notas de campo, registos fotográficos, entrevista, inquéritos por questionário, a produção de recursos destinados à aplicação dos ciclos de escrita e as produções textuais dos alunos. Os participantes no estudo são os alunos da turma e a professora titular da turma (professora cooperante). Os resultados do estudo permitem verificar que a fase de planificação constitui um momento de grande importância no que respeita à elaboração de um texto e que quando esta acontece com níveis de qualidade, esta terá repercussões bastante positivas na efetiva construção de um texto.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1561
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Binder1.pdf27,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.