Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1562
Título: O ciclo de escrita no primeiro ciclo do ensino básico : a importância das fases da textualização e da revisão/edição para a produção textual : relatório de estágio.
Autor: Barroso, Joana Patrícia Calado
Palavras-chave: Escrita
Ciclo de escrita
Textualização
Revisão
Data de Defesa: 2012
Citação: BARROSO, Joana Patrícia Calado (2012) - O Ciclo de Escrita no Primeiro Ciclo do Ensino Básico : a importância das fases da textualização e da revisão/edição para a produção textual : relatório de estágio. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 271 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico, integrada no 1º semestre do 2º ano, do 2º ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Este relatório insere-se no âmbito investigativo do estudo da Língua Portuguesa, especificamente, no que concerne ao desenvolvimento de atividades do Ciclo de Escrita neste ciclo de estudos. Foram aplicados dois Ciclos de Escrita, um deles em pequenos grupos e outro individual. As crianças construíram textos, tendo por base as fases inerentes ao processo. Pretendia-se avaliar os seus níveis de desempenho e a importância que o Ciclo de Escrita desempenha na produção textual. A aplicação dos ciclos foi desenvolvida em conjunto com o par pedagógico. No entanto, a presente investigação incide com especial interesse investigativo nas fases da textualização e da revisão/edição do texto final. O processo metodológico recaiu sobre o Estudo de Caso grupo/turma, tendo como técnicas e instrumentos de recolha de dados: a observação participante, a entrevista semi-estruturada, o questionário, notas de campo, registos fotográficos e o registo gráfico (produções textuais dos alunos). Na presente investigação, a escrita é entendida como um processo e o Ciclo de Escrita foi aplicado em contexto pedagógico seguindo as fases da planificação, textualização e revisão. Após interpretação dos resultados podemos inferir que, no Ciclo de Escrita, as fases da textualização e da revisão/edição do texto final se assumem fundamentais para o processo de textual. O desempenho dos alunos teve uma evolução positiva entre a primeira e a segunda aplicação. A aplicação de dois ciclos de escrita possibilitou a melhoria de determinados aspetos no que concerne ao desenvolvimento de propostas no âmbito da produção textual. A grande maioria das conceções das crianças e da professora titular foram confirmar a importância didática do Ciclo de Escrita e os resultados das produções textuais.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1562
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese mestrado.pdf5,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.