Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1563
Título: A unidade didática como estratégia de ensino integrado : dos fundamentos didatológicos aos processos de construção : relatório de estágio
Autor: Carmona, Ana Cristina Namorado
Palavras-chave: Unidade didática
Percurso de ensino e aprendizagem
Integração didática
Elemento integrador
Data de Defesa: 2012
Citação: CARMONA, Ana Cristina Namorado (2012) - A unidade didática como estratégia de ensino integrado : dos fundamentos didatológicos aos processos de construção : relatório de estágio. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 164 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Enquadrado no mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, neste relatório apresentamos, de forma integrada e transversal, o trabalho realizado durante a prática supervisionada e o projeto de investigação desenvolvido. Neste sentido, na primeira parte, apresentamos a descrição e reflexão do projeto pedagógico desenvolvido durante a prática supervisionada no Primeiro Ciclo do Ensino Básico e, na segunda parte, o projeto de investigação-ação desenvolvido. Com a elaboração deste relatório pretendemos dar contributos significativos sobre o conhecimento didatológico e teórico-prático envolvido no desenho e na elaboração de Unidades Didáticas para o Primeiro Ciclo do Ensino Básico, enquanto processo metodológico e forma de melhorar o processo de ensino e aprendizagem neste ciclo de estudos. A Unidade Didática proposta alicerça-se em princípios de sequenciação fundamentados na integração e na coerência didática, com o objetivo de realçar a importância de um processo ensino e aprendizagem assente nos princípios da sistematização em contexto didático. Assim, seguimos estes princípios na construção de todos os percursos de ensino e aprendizagem e muito em especial na construção da Unidade Didática. A investigação foi realizada numa turma do 2º ano de escolaridade do ensino básico, a mesma onde se desenvolveu a prática supervisionada. Para a realização do estudo, optámos por recorrer aos princípios da investigação-ação, uma metodologia qualitativa, onde o investigador participa ativamente na investigação. Para isso, recolhemos dados através da entrevista semiestruturada, da observação direta, de notas de campo, de registos fotográficos e de produções dos alunos. Através da investigação, foi possível perceber que as Unidades Didáticas podem ser um importante recurso didático do ponto de vista do desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem.
Descrição: Relatório de estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1563
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Mestrado.pdf2,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.