Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1564
Título: Horto de Amato Lusitano : matemática em estado vivo : relatório de estágio
Autor: Santos, Joana Catarina Martins dos
Palavras-chave: Ensino da matemática
Ensino das ciências
Ensino Básico
Educação não formal
Horto de Amato Lusitano
Integração curricular
Data de Defesa: 2012
Citação: SANTOS, Joana Catarina Martins dos (2012) – Horto de Amato Lusitano : matemática em estado vivo : relatório de estágio. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 165 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Neste Relatório de Estágio apresenta-se todo o trabalho de ação educativa realizado durante cerca de cinco meses numa turma de 2.º ano de escolaridade de uma escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Castelo Branco, incluindo a contextualização, organização e desenvolvimento deste período de estágio. Dividido em duas partes, na primeira são apresentados um pequeno estudo do meio, da instituição e da turma, as planificações e as reflexões da prática e, na segunda, uma investigação realizada no âmbito do estágio. Partindo do contexto da prática e tendo em conta a importância do desenvolvimento de atividades em contextos não formais de educação na promoção de aprendizagens no domínio curricular, desenvolveu-se um estudo no âmbito da interação entre espaços de educação não formal e formal que envolveu a turma em que realizámos estágio. A problemática de investigação partiu da ideia de que a realização de atividades de natureza prática no Horto de Amato Lusitano estimula aprendizagens de âmbito curricular, em Matemática e Estudo do Meio, e promove a integração de conteúdos dessas duas áreas curriculares no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Definiram-se como objectivos do estudo: (i) conceber e avaliar recursos didáticos que promovam atividades de aprendizagem da Matemática e do Estudo do meio, no Horto de Amato Lusitano; (ii) compreender de que forma as atividades realizadas no Horto de Amato Lusitano podem contribuir para aprendizagens de âmbito curricular centradas em conhecimentos e capacidades. O enquadramento teórico encontra-se sub-dividido em três partes: “Ensino da Matemática”, “Ensino das Ciências” e “Contextos formais e não formais em educação”. No que respeita às opções metodológicas, a nossa escolha recaiu sobre uma metodologia de índole qualitativa, assumindo o formato de investigação-ação. A observação, as notas de campo, o registo gráfico (documentos de registo de atividades, desenhos e texto), o registo fotográfico e a entrevista semiestruturada foram as técnicas de recolha de dados adotadas. Como técnica de validação dos resultados recorreu-se à triangulação metodológica. Os resultados permitem inferir que a realização de atividades no Horto de Amato Lusitano estimulou aprendizagens das áreas da Matemática e do Estudo do Meio e promoveu a integração destas duas áreas curriculares. Os alunos envolveram-se de forma ativa, participante e cooperativa em todas as atividades realizadas, o que favoreceu o desenvolvimento de capacidades científicas e a aquisição de conhecimento conceptual. Podemos também salientar que o trabalho de grupo proporcionou aos alunos uma troca de opiniões que enriqueceu muito o desenvolvimento das atividades. O envolvimento das crianças e o seu bom desempenho na realização das atividades, associado às opiniões favoráveis manifestadas pelo professor titular de turma apoiam uma avaliação muito positiva das estratégias e dos recursos didáticos produzidos e implementados.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1564
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio.pdf4,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.