Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1565
Título: A magia das ciências no horto de Amato Lusitano
Autor: Afonso, Patrícia Alexandra de Sousa Lalanda
Palavras-chave: Ciências
Atividades práticas/experimentais
Aprendizagem formal
Aprendizagem não-formal
Horto de Amato Lusitano
Data de Defesa: 2012
Citação: AFONSO, Patrícia Alexandra de Sousa Lalanda (2012) - A Magia das Ciências no Horto de Amato Lusitano. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 158 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente Relatório de Estágio é o resultado do desenvolvimento da Unidade Curricular de Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico desenvolvida no primeiro semestre do segundo ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico a qual inclui um estudo de iniciação à investigação. A Prática Supervisionada decorreu numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (9-10 anos). O Relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte apresenta-se o trabalho desenvolvido por nós, enquanto professora estagiária, na sala de aula (contexto formal). Para demostrar todo o trabalho realizado ao longo do Estágio insere-se o conjunto de planificações semanais e as reflexões sobre a prática desenvolvida. A segunda parte do Relatório evidencia a preparação e a implementação de um projeto de iniciação à Investigação intitulado ―A Magia das Ciências no Horto de Amato Lusitano‖. O projeto de investigação tinha como principal finalidade conhecer as potencialidades do Horto de Amato Lusitano aliando as aprendizagens realizadas em espaços formais com as aprendizagens realizadas em espaços não formais. De modo a desenvolver e melhorar a prática educativa consideramos pertinente o uso de uma metodologia de investigação-ação de natureza qualitativa, procurando interpretar os resultados dos alunos quando a aprendizagem formal é complementada com a aprendizagem realizada em espaços não formais.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1565
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATÓRIO FINAL.pdf3,99 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.