Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1590
Título: O software educativo “os jogos da mimocas” como ferramenta facilitadora da comunicação numa criança com dificuldade intelectual e desenvolvimental : estudo de caso.
Autor: Polme, Maria Manuela Veredas Ticas do
Palavras-chave: Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID)
Necessidades Educativas Especiais (NEE)
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Software “Os jogos da mimocas”
Data de Defesa: 2012
Citação: POLME, Maria Manuela Veredas Ticas do (2012) - O software educativo “os jogos da mimocas” como ferramenta facilitadora da comunicação numa criança com dificuldade intelectual e desenvolvimental : estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 157 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: A comunicação tem um papel essencial no desenvolvimento humano, é um elemento crucial para que se processem aprendizagens e socializações. Por variadíssimas razões, muitos são os sujeitos que evidenciam problemas ao nível da comunicação. A Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) é de entre outras uma das causas que frequentemente leva a graves perturbações comunicativas. Pretende-se com este trabalho investigar se a utilização do software educativo “Os Jogos da Mimocas” facilita a comunicação de uma criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE), nomeadamente DID, já que enquanto docentes sentimos necessidade de encontrar respostas para as dificuldades vivenciadas no terreno, bem como tentar, com a nossa prática, melhorar a qualidade de vida desta criança. Considerando que simultaneamente se pretendia refletir sobre o impacto que a utilização do software educativo “Os Jogos da Mimocas” teria na comunicação de uma criança com DID, bem como apontar caminhos a seguir e encontrar estratégias de apoio, optou-se por se realizar um estudo de caso seguindo uma metodologia de investigação – ação. Para sustentar este estudo procedeu-se a uma revisão das fontes de informação mais relevantes acerca da DID, das NEE, das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e ainda a uma abordagem à utilização do software educativo “Os Jogos da Mimocas”, visando-se constituir o enquadramento teórico da investigação. Após a análise dos dados recolhidos, foi possível verificar que a utilização do software educativo “Os Jogos da Mimocas”, permitiu que se atingissem os objetivos pretendidos de forma eficaz. Constatou-se que recorrendo a atividades simples, lúdicas e funcionais, foi possível à criança ultrapassar algumas das suas dificuldades relacionadas com a concentração/atenção, autoestima e essencialmente comunicação.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1590
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Final Manuela.pdf1,85 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.