Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1608
Título: O papel dos contos tradicionais no desenvolvimento do sentido de justiça e injustiça na criança no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Afonso, Sónia Antunes
Palavras-chave: Contos tradicionais
Justiça
Injustiça
Criança
1º Ciclo do Ensino Básico
Data de Defesa: 2012
Citação: AFONSO, Sónia Antunes (2012) - O papel dos contos tradicionais no desenvolvimento do sentido de justiça e injustiça na criança no 1º Ciclo do Ensino Básico. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 96 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: No âmbito da Prática Supervisionada foi realizado este relatório de estágio, que está incluído no 1.º semestre do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Esta prática auxiliou-nos bastante no desenvolvimento de competências e na aquisição de capacidades para lidar com crianças com idades compreendidas entre os seis e os sete anos. Na finalização desta, decorreram as atividades que tiveram o intuito de desenvolver o sentido de justiça e injustiça nas crianças, tema que irá ser abordado neste relatório de estágio. Este estudo procurou ativar o conhecimento prévio e promover o desenvolvimento dos conceitos de justiça/injustiça num grupo de crianças do 1.º ciclo do ensino básico. A recolha de dados fez-se através da observação participante, das notas de campo e de questionários às crianças. Esta técnica teve como base a metodologia de estudo de caso. A turma que esteve em estudo, como se poderá observar na análise de dados, demonstrou uma grande capacidade em analisar os conceitos de justiça e injustiça em situações apresentadas através de contos tradicionais e a sua transposição para situações do quotidiano.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1608
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sónia Afonso- Relatório Final.pdf1,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.