Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1609
Título: Os fantoches na educação pré-escolar e o desenvolvimento de competências sociais
Autor: Rodrigues, Letícia Figueira
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Fantoches
Competências sociais
Expressão-comunicação
Socialização
Data de Defesa: 2012
Citação: RODRIGUES, Letícia Figueira (2012) - Os fantoches na educação pré-escolar e o desenvolvimento de competências sociais. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 101 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente estudo, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, procura perceber se os fantoches podem contribuir para o aperfeiçoamento de competências sociais em crianças do Pré-Escolar que revelam dificuldades nesse campo. Constatei, segundo vivencias observadas no decorrer do estágio, iniciado no dia 21 de janeiro e que terminou no dia 15 de junho de 2011, no Jardim-de-Infância nº 1 da Santa Casa da Misericórdia da Cidade de Castelo Branco, que em determinadas atividades realizadas com fantoches se tornou visível a emergência de comportamentos mais ajustados, tanto em termos de expressão-comunicação, como de relação social, por parte de crianças que apresentavam défices de comportamento social. Empreendi este estudo no mesmo grupo de estágio, mas num período posterior, a fim de, com algum rigor, verificar se o uso de fantoches pode minimizar determinadas dificuldades de expressão-comunicação e ser um meio de socialização das crianças da Educação Pré-Escolar. A opção metodológica desta investigação recai sobre o Estudo de Caso de cariz qualitativo, tendo como técnicas de recolha de dados, a Entrevista semiestruturada à Educadora e às crianças e a Observação das crianças em espaço de jogo espontâneo, com recurso a notas de campo, registo fotográfico e videográfico. Os resultados permitem inferir que a utilização de fantoches pelas crianças, nas suas atividades espontâneas, se constitui como um precioso meio para o desenvolvimento das suas competências sociais.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1609
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Letícia - Final com correção.pdf2,99 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.