Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1610
Título: Flexibilização de projetos curriculares de grupo : um estudo em jardins-de-infância com crianças com necessidades educativas especiais.
Autor: Rodrigues, Ana Margarida Gonçalves
Palavras-chave: Educação Especial (EE)
Necessidades Educativas Especiais (NEE)
Educação Pré-Escolar (EPE)
Flexibilização/adaptação curricular
Data de Defesa: 2012
Citação: RODRIGUES, Ana Margarida Gonçalves (2012) - Flexibilização de projetos curriculares de grupo : um estudo em jardins-de-infância com crianças com necessidades educativas especiais. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 110 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Este trabalho norteou-se pelo processo de flexibilização/adaptação curricular na Educação Pré-Escolar, tendo como sujeitos de investigação Educadoras de Infância que têm crianças com Necessidades Educativas Especiais incluídas nos seus grupos de crianças. Assim, tem como finalidade analisar se as Educadoras, do ensino regular, flexibilizam/adaptam o currículo na prática educativa, tendo em conta as crianças com Necessidades Educativas Especiais. Através do estudo procede-se ao levantamento de situações atuais, nomeadamente no que se refere à prática de quatro Educadoras de Infância na Educação Pré-Escolar. Estas exercessem funções em duas instituições distintas – Ministério da Educação (agrupamento) e Instituições Particulares de Solidariedade Social, na cidade de Castelo Branco. Cada uma das Educadoras tem uma criança com Necessidades Educativas Especiais incluída no seu grupo de crianças. A metodologia de recolha dos dados utilizada foi a análise documental (Projeto Curricular de Grupo) e a entrevista semi-estruturada, sendo a análise dos dados e interpretação dos resultados feita através da análise de conteúdo. Em suma e descrita a singularidade dos resultados chegámos a algumas conclusões, tais como: as Educadoras de Infância sentem necessidade de flexibilizar/adaptar o currículo face às Necessidades Educativas Especiais de crianças, contribuindo positivamente para o seu desenvolvimento de capacidades essenciais. Porém, sentem alguma dificuldade a nível de recursos humanos e da gestão curricular nas suas práticas educativas em grupos inclusivos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1610
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio.pdf930,16 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.