Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1612
Título: O contributo das TIC para a leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico : software de apresentação eletrónica
Autor: Fernandes, Regina Marisa Farinha
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação
Leitura
Leitura assistida por computador
1º Ciclo do Ensino Básico
Data de Defesa: 2012
Citação: FERNANDES, Regina Marisa Farinha (2012) - O contributo das TIC para a leitura no 1º ciclo do ensino básico : software de apresentação eletrónica. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 129 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: A leitura é uma atividade de elevada importância para o nosso dia-a-dia. Todos os dias, e em todas as áreas do saber, necessitamos da leitura. Cada vez mais tem vindo a apostar-se na formação de leitores competentes e na implementação de novas formas de leitura. Ao mesmo tempo, tem vindo a assistir-se a uma grande expansão da Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas Portuguesas, dada a importância que têm para a vida em sociedade. Neste sentido, a presente investigação pretende compreender em que medida a realização de tarefas de leitura, com recurso a livros em suporte informático, contribuem para uma maior motivação dos alunos para a leitura. Para sustentar a investigação utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa: investigação-ação, baseada na implementação de tarefas de aprendizagem. Como principais fontes de recolha de dados desta investigação optou-se pelo inquérito por questionário, pela observação/avaliação da leitura e pelas notas de campo. A presente investigação foi desenvolvida no âmbito do estágio de Prática Supervisionada realizado numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Castelo Branco, que teve início no dia 02 de novembro de 2011 e terminou no dia 14 de fevereiro de 2012, com um grupo de vinte e cinco alunos que frequentavam o segundo ano de escolaridade. A análise dos dados permitiu verificar que os alunos possuem competências digitais no uso do computador e que o utilizam muitas vezes sozinhos em atividades de complemento das suas aprendizagens e atividades lúdicas. Em termo gerais, a comparação entre a avaliação inicial da leitura e a avaliação que foi realizada após a implementação das tarefas com a utilização de recursos digitais permitiram concluir que houve uma evolução significativa do desempenho dos alunos ao nível da leitura, nomeadamente, em alguns alunos cuja avaliação da leitura inicialmente era negativa.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1612
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Versão final tese.pdf1,89 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.