Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/164
Título: Gestão do solo na Quinta da Senhora de Mércules
Autor: Batista, Marta Sofia Solipa
Orientador: Monteiro, Maria do Carmo Simões Mendonça Horta
Almeida, José Pedro Pestana Fragoso de
Palavras-chave: Gestão de solos
Aptidão produtiva
Data de Defesa: 2010
Editora: IPCB. ESA
Citação: BATISTA, Marta Sofia Solipa (2010) - Gestão do solo na Quinta da Sr.ª de Mércules. Castelo Branco : IPCB. ESA. 63, p., [29] f. Relatório de Projecto Final de Mestrado.
Resumo: Este trabalho teve como objectivo a caracterização de nove parcelas da Quinta da Senhora de Mércules, de forma a avaliar a fertilidade do solo com utilização agropecuária e efectuar a distribuição espacial das suas propriedades químicas, assim como a compilação dos dados da caracterização edáfica disponível, numa única base de dados e comparação da evolução dessas propriedades ao longo do tempo. Por último, com este trabalho pretendeu-se ainda avaliar a aptidão produtiva potencial da área em estudo. O trabalho decorreu na Quinta da Senhora de Mércules, propriedade do Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior Agrária. Durante a realização do trabalho, procedeu-se à recolha de amostras de solo, em pontos georeferenciados na área da Quinta, analisando-se os seguintes parâmetros: pH, MO, P2O5, K2O, C.E., BT e MP. Os resultados obtidos ao longo deste trabalho levam a concluir que a actividade agro-pecuária desenvolvida na Quinta leva a que ocorram situações de risco a nível ambiental, em algumas das zonas analisadas, nomeadamente, nas zonas de pastoreio intensivo e ainda nas zonas mais baixas, onde se verifica o aumento substancial de algumas das propriedades químicas analisadas. A avaliação da aptidão do potencial produtivo da Quinta permitiu ainda concluir que existe áreas que apresentam algumas condicionantes que devem ser consideradas, aquando dos processos de gestão do solo. Assim, com o intuito de prevenir que ocorram situações de degradação do solo e de diminuição da produtividade das culturas, assim como que ocorram riscos ambientais, aconselha-se que se monitorize as diferentes parcelas ao longo do tempo, no que diz respeito, essencialmente, ao P2O5, C.E., Zn, Ni e Pb, por apresentarem valores acima dos limites.
Descrição: Relatório Final do Mestrado em Gestão Agro-Ambiental de Solos e Resíduos apresentado na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/164
Aparece nas colecções:ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gestao_solos_Quinta_Marta.pdfDocumento principal2,99 MBAdobe PDFVer/Abrir
Gestao_solos_Quinta_Marta_ANEXOS.pdfAnexos2,57 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.