Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1709
Título: Modelo educativo renovador na educação de menores : a secção preparatória da escola central de reforma de Lisboa (1912-1921)
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Educação de menores
Escola de reforma
Secção preparatória ID: 709
Data: Jul-2012
Editora: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Citação: MARTINS, Ernesto (2012) - Modelo educativo renovador na educação de menores: a secção preparatória da escola central de reforma de Lisboa (1912-1921). In IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Lisboa, 12-15 de Julho - Rituais, espaços & Patrimónios Escolares : Atas (CD-Rom). Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. p. 2573-2582.
Resumo: A nossa investigação histórica – descritiva, utilizou como fontes documentais o espólio da Escola de Reforma (Museu em Caxias, biblioteca do Instituto de Reinserção Social – MJ), documentos na Biblioteca Nacional e da Torre do Tombo, os escritos do P.e Oliveira e fontes secundárias diversas (imprensa, relatórios dos serviços jurisdicionais de menores, legislação tutelar, etc.). O estudo insere-se no âmbito das comemorações dos Cem Anos da LPI (1911) e desta ‘Secção Preparatória’ (1912), pretendendo refletir sobre esta inovação pedagógica, no contexto da Obra Tutelar e de Proteção à Infância na 1ª República, das pedagogias modernas da reeducação de menores, assim como, do sistema organizacional daqueles estabelecimentos de correção. Dividimos em três pontos fulcrais o nosso estudo. No primeiro fizemos uma abordagem às medidas de proteção aos menores, no período da República, seguindo-se duma análise às ações do P.e Oliveira e terminamos com a explicação do programa educativo da ´Seção Preparatória’ (Duarte-Fonseca, 2005). Em definitivo, esta ´Secção’ iniciou uma nova fase de ressurgimento pedagógico na reeducação de menores em Portugal, com a construção de novas oficinas (plano do professor Abílio Meireles e Augusto de Oliveira), a intensificação de metodologias de ensino e de acompanhamento. Toda esta renovação teve o apoio e colaboração do P.e Oliveira.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1709
ISBN: 978-989-96999-6-0
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
IX Congresso-modelo.pdf12,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.