Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1717
Título: Imagery : correlação entre o motor imagery e as habilidades e destrezas globais no futebol, nos gestos técnicos do passe, drible e remate em crianças de 12 e 13 anos.
Autor: Mendes, Pedro Alexandre Duarte
Palavras-chave: Imagery
Revised Movement Imagery Questionnaire
Habilidades motoras
Data de Defesa: 2012
Citação: MENDES, Pedro Alexandre Duarte (2012) - Imagery : correlação entre o motor imagery e as habilidades e destrezas globais no futebol, nos gestos técnicos do passe, drible e remate em crianças de 12 e 13 anos. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 89 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: A presente investigação tem como principal propósito verificar se existe correlação entre o imagery e as habilidades e destrezas globais do futebol, para os gestos técnicos drible, passe e remate. Pretende também contribuir para a compreensão do conceito de imagery, podendo auxiliar em estudos futuros. A amostra foi constituída por vinte e seis (26) indivíduos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 13 anos (média de 12,3 ± 0,5 anos), de natureza intencional, por conveniência. Foram aplicados dois instrumentos, com o objetivo de quantificar a habilidade do sujeito na representação cinestésica e imagens visuais, o MIQ-R (Revised Movement Imagery Questionnaire), e para verificação das habilidades e destrezas globais, a bateria de testes de habilidades e destrezas globais no futebol, proposta por Mor-Christian (1979), seleccionando-se os testes de avaliação do drible, passe e remate. Os dados obtidos foram tratados no S.P.S.S. 19.0, através da estatística descritiva, mediante a frequência de ocorrências, percentuais relativos e absolutos, média e desvio padrão. Para a análise inferencial, recorremos ao teste de correlação não-paramétrico de Spearman, ao teste de correlação paramétrica de Pearson e ao teste T pares. Os resultados obtidos mostram-nos que indivíduos com maior capacidade de imagery obtiveram melhores resultados, comparativamente aos indivíduos com menor capacidade, em todos os testes específicos de habilidades e destrezas globais no futebol realizados, apresentando uma correlação fraca positiva (0,1 ≤ r < 0,5). Os resultados do MIQ-R indicaram que os indivíduos apresentaram diferenças estatisticamente significativas, apresentando valores mais elevados na modalidade visual comparativamente à modalidade cinestésica (p≤0,05). Concluímos e constatámos que existe uma correlação fraca positiva entre o “imagery” e as e as habilidades e destrezas globais no futebol, nos gestos técnicos avaliados (drible, passe e remate), para os sujeitos da amostra. Apresentaram ainda diferenças estatisticamente significativas (valores mais elevados) na modalidade visual, comparativamente à modalidade cinestésica na realização do MIQ-R.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física – Motricidade Infantil.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1717
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM Pedro Mendes.pdf1,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.