Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1737
Título: A interface entre o papel da escola e a (in) disciplina escolar
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Bullying
Indisciplina
Prevenção
Disciplina na escola
Modelos educativos de intervenção
Data: 2009
Editora: Universidade da Beira Interior - Departamento de Letras
Citação: MARTINS, Ernesto (2009) - A interface entre o papel da escola e a (in) disciplina escolar. UBILetras. ISSN 1647-709X. Nº 1, p. 1-19.
Resumo: Actualmente, a violência e a indisciplina na escola adquiriram níveis de preocupação social para todos os agentes educativos. O autor aborda a temática da indisciplina escolar em dois blocos de questões e argumentações, numa interface relacional. No primeiro bloco, trata da fenomenologia da indisciplina/violência, analisando modelos de prevenção e os modos de construção da disciplina na escola. No segundo bloco indica algumas respostas educativas e procedimentos de intervenção para se gerir a indisciplina no cenário da escola e da sala de aula. No fundo a segurança nas escolas e a promoção de relações de convivência são algumas das condições essenciais para a qualidade da educação e/ou formação dos alunos.
Descrição: Revista online do departamento de letras da universidade da beira interior
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1737
ISSN: 1647-709X
Versão do Editor: http://ubiletras.ubi.pt/
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Candeias-ernesto-interface.pdf267,18 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.