Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1742
Título: Sistema integrado de coordenação de equipas móveis
Autor: Romãozinho, Pedro Liberato
Palavras-chave: Comunicação VoIP
Coordenação
Mapa
Localização
Data de Defesa: 2012
Editora: IPCB. ESTCB
Citação: ROMÃOZINHO, Pedro Liberato (2012) - Sistema integrado de coordenação de equipas móveis. Castelo Branco: IPCB. ESTCB. XIII, 185 p. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O objetivo fundamental deste trabalho é conceber e desenvolver uma aplicação Web baseada em tecnologias de código aberto, com dados geográficos distribuídos em tempo real, integrados com comunicações multimédia, que permita facilitar a gestão de equipas móveis em tempo real, no âmbito de teatros de operações de proteção civil, incluindo o combate a incêndios florestais. Todas as informações são mostradas num mapa dinâmico partilhado, desenvolvido com recurso a tecnologias Web atuais, o que torna a aplicação interativa e compatível com os dispositivos que tenham um navegador recente e acesso à internet. A determinação da localização exata dos veículos e dos utilizadores autenticados no sistema está dependente do dispositivo usado ter um recetor GPS. O sistema oferece a funcionalidade de obter direções, que podem ser conseguidas através de coordenadas geográficas introduzidas ou determinadas pela escolha de um utilizador, ou da descrição textual do local. Esta funcionalidade pode ser útil aos agentes que, não conhecendo a zona, pretendam chegar rapidamente a um local. Esta aplicação permite também visualizar/esconder, criar, editar e eliminar do mapa marcadores, círculos, retângulos, polígonos e linhas. Essas formas servem para facilitar a identificação dos elementos reais que representam e que podem ser do tipo incêndio, nota, ponto de água, rio, posto de vigia, posto de abastecimento, escola, hospital e pista aérea. Qualquer alteração a uma forma é transmitida automaticamente para todos os utilizadores, usando recentes tecnologias Web de comunicação entre servidor e clientes. Um agente que esteja em situação de perigo e necessite de pedir socorro pode fazê-lo selecionando um botão de SOS que está sempre disponível. São ainda disponibilizadas informações meteorológicas em tempo real para algumas localidades. Essas informações incluem dados textuais de temperatura e humidade, e imagens que ilustram o estado do tempo e a direção do vento. No decorrer de uma missão, todas as ações dos intervenientes são atualizadas em tempo real automaticamente, sem que seja necessária a atualização de toda ou parte da página manualmente. O tempo acumulado que dura a presença de um utilizador numa missão é guardado para que possa ser determinada com algum rigor a duração do trabalho de cada um. Este sistema permitirá que, em organizações hierárquicas, qualquer entidade de hierarquia superior possa estar a ver em tempo real o que vê cada um dos utilizadores de hierarquia inferior. Desta forma, as entidades de comando terão não só uma visão geográfica global de toda a operação a decorrer, mas também podem ver realmente o que está a acontecer no terreno, graças às ligações vídeo.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1742
Aparece nas colecções:ESTCB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese_PedroRomaozinho.pdf10,77 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.