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Título: A linguagem bi-média no design gráfico: relações entre texto e imagem publicitária no contexto da comunicação corporativa do IPCB
Autor: Salgueiro, Rui Filipe Soares
Orientador: Martins, Daniel Raposo
Neves, João Vasco Matos
Palavras-chave: Identidade corporativa
Imagem corporativa
Imagem publicitária
Mensagem
Data de Defesa: 2013
Editora: IPCB. ESART ; UTL. FA
Citação: SALGUEIRO, Rui Filipe Soares (2013) - A linguagem bi-média no design gráfico: relações entre texto e imagem publicitária no contexto da comunicação corporativa do IPCB. Castelo Branco : IPCB. ESART : UTL. Faculadade de Arquitetura. 141 p. : il., fotos. Dissertação de Mestrado.
Resumo: A Identidade corporativa de uma empresa ou instituição evidencia-se através dos elementos comunicacionais internos e externos, do ambiente de produção e/ou do atendimento que é prestado ao cliente, na apresentação do staff e também através dos estacionários. Neste sentido, a investigação pretende materializar os valores associados à marca IPCB e, assim, permitir delinear vários níveis de estratégia de comunicação corporativa em adequação aos diferentes públicos-alvo. Na metodologia de investigação, numa primeira fase, torna-se necessário fazer uma revisão da literatura, relacionada com a problemática em causa, para clarificar conceitos e adotar métodos. A partir da revisão bibliográfica, determinou-se um conjunto de argumentos a testar e identificaram-se as variáveis e as medidas a tomar para testar esses argumentos. Para testar os argumentos, recorreu-se a uma metodologia de investigação mista: Primeiro, através de observação e análise das campanhas publicitárias de angariação de novos alunos, realizadas anteriormente pelo IPCB, na intenção de avaliar a relação entre imagem e texto. Segundo, através de questionário pretendeu-se a realização de uma auditoria de imagem à presidência, deste instituto. Tudo isso com o objetivo de fundamentar a relação existente entre texto e imagem na publicidade institucional, e quais os valores da marca IPCB presentes na comunidade académica. A análise dos dados resultantes desta metodologia de investigação será qualitativa e poderá resultar num conjunto de diretrizes não fechadas, para que, em futuras campanhas publicitárias, a aplicação da marca IPCB seja feita com maior eficácia, valorizando e solidificando a Imagem institucional. Pretende-se que esta investigação tenha uma aplicabilidade prática na campanha de captação de novos alunos para os cursos do IPCB, nos anos lectivos de 2013/2016. Contribuirá, certamente, para a consolidação da postura institucional no exterior já que, com maior sucesso, se poderão definir linhas estratégicas e determinar objetivos a cumprir, promovendo-se, com isso, uma postura de excelência relativamente à concorrência.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Design Gráfico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1768
Aparece nas colecções:ESART - Dissertações de Mestrado
IPCB - Dissertações de Mestrado

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