Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1769
Título: O design e a diabetes : guia auxiliar na terapêutica para crianças
Autor: Agostinho, Sara Daniela Diogo Barata
Orientador: Neves, João Vasco Matos
Silva, Fernando Moreira da
Palavras-chave: Design de informação
Infografia
Criança
Diabetes mellitus
Data de Defesa: 2013
Editora: IPCB. ESART; UTL. FA
Citação: AGOSTINHO, Sara Daniela Diogo Barata (2013) - O design e a diabetes : guia auxiliar na terapêutica para crianças. Castelo Branco : IPCB. ESART : UTL. Faculdade de Arquitetura. 326 p. : il. Dissertação de Mestrado.
Resumo: É importante que se dê oportunidade às crianças diabéticas de aprenderem por elas próprias sobre a sua doença e que lhes seja dada uma crescente responsabilidade de irem assumindo o controlo de toda terapêutica à medida que crescem. Uma das formas de cumprir esse objetivo é incutir desde cedo a terapêutica da Diabetes Mellitus. Ao iniciarem o seu percurso escolar, as crianças devem ser encorajadas a ter um papel mais ativo no tratamento da doença, e assim tornarem-se progressivamente autónomas no controlo diário dos níveis de glicémia. O objetivo deste projeto é que todas as crianças diabéticas, independentemente da idade em que foi realizado o diagnóstico, possam ir adquirindo toda a responsabilidade possível antes de atingirem a fase adulta de forma a dirigirem as energias para outras áreas da vida além da doença. Foi neste sentido de tentar responder a uma carência encontrada na sociedade que se desenvolveu um conjunto de objetos gráficos, que apoiados nos princípios do design de informação, pretendem estabelecer comunicação atrativa com o publico-alvo e desse modo transmitir eficazmente os conteúdos pressupostos. Depois de numa primeira fase ser feito um aprofundamento teórico acerca dos princípios orientadores do Design, assim como a terapêutica da D.M tipo 1 e caraterísticas do público-alvo, foi feita uma análise e cruzamento de dados, que sugeriu a infografia educacional como melhor meio de comunicação. Dando seguimento à fase prática do projeto, essa foi cuidadosamente acompanhada por profissionais de saúde para garantir a qualidade da informação, e posteriormente feita uma verificação da eficiência dos produtos em campo-real com crianças diabéticas. A investigação originou então numa coleção de material didático acerca da D.M. tipo 1, destinada a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, que aborda varias temáticas, desde cuidados de alimentação a procedimentos terapêuticos. Estes objetos pretendem ser incrementados nos centros hospitalares de modo a sensibilizarem a sociedade.
Descrição: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitectura, da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1769
Aparece nas colecções:ESART - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISSERT_SARA_AGOS.pdf84,15 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.