Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/177
Título: Transição para a vida pós-escolar de alunos com NEE : perspectivas sobre duas realidades escolares
Autor: Alves, Maria Manuela da Silva Claro de Andrade
Palavras-chave: Escola inclusiva
Necessidades Educativas Especiais
Transição para a vida pós-escolar
Currículos funcionais
Plano individual de transição
Programas de apoio à transição
Data de Defesa: Dez-2009
Editora: IPCB
Citação: ALVES, Maria Manuela da Silva Claro de Andrade - Transição para a vida pós-escolar de alunos com NEE : perspectivas sobre duas realidades escolares. Castelo Branco : IPCB, 2009. 203 p. Dissertação de Mestrado
Resumo: Este estudo enquadra-se numa abordagem compreensiva acerca da transição para a vida pós-escolar de alunos com necessidades educativas especiais, tendo como objectivo indagar sobre os factores que determinam o processo. Procura-se entender as formas de actuação nas duas escolas, através das acções desenvolvidas pela escola, comunidade, as barreiras e facilitadores e quais os reflexos que a participação/envolvimento no processo dos diferentes intervenientes pode acarretar em termos de aquisição de competências e de futuro. A Escola tem vindo a modificar o seu modo de actuar, de molde a dar uma resposta mais adequada às necessidades educativas dos alunos. No entanto, esta resposta difere consoante a realidade e nem sempre é a mais eficaz em termos de transição. A resolução deste problema passa pela conformidade da escola às necessidades reais dos alunos, investindo no apoio e formação pré e profissional dos jovens e, pelo incremento de formas de actuação colaborativas, extensivas à comunidade.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/177
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese-Mestrado_Maria Manuela Alves.pdf20,41 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.