Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1771
Título: Design gráfico : a coerência gráfica e semântica de um projeto de identidade visual
Autor: Rodrigues, Bruno Filipe Alves
Orientador: Martins, Daniel Raposo
Palavras-chave: Coerência gráfica
Coerência semântica
Identidade visual
Branding
Marca
Data de Defesa: 2013
Editora: IPCB. ESART ; UTL. F.A.
Citação: RODRIGUES, Bruno Filipe Alves (2013) - Design gráfico : a coerência gráfica e semântica de um projeto de identidade visual. Castelo Branco. IPCB. ESART : UTL. Faculdade de Arquitetura. 211 p. ; il. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo da coerência gráfica e semântica, dos projetos de Identidade Visual. Focando essa análise, através de uma investigação intervencionista ativa, realizou-se um estágio na empresa Saravah, situada no Rio de Janeiro, Brasil, por um período de seis meses. O trabalho desenvolvido na empresa está direcionado essencialmente para o Design Gráfico: Identidade Corporativa, Editorial, Branding e Web Design (layout). Com o estágio pretendeu-se adquirir e aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e práticos obtidos durante a formação académica, bem como aprender também novas culturas e metodologias com diferentes realidades, com a mais-valia de desenvolver projetos de grandes dimensões para clientes reais e ver os mesmos serem materializados. De referir ainda a possibilidade de interação com pessoas mais experientes, que poderão ajudar a evoluir e a definir um olhar alternativo em relação à profissão. No decorrer do estágio, desenvolveram-se projetos como Anfitriões do futuro (Prefeitura do Rio de Janeiro), Congresso Rumo à Diamante (Forever), 8º Congresso Rio de Educação (Sinepe), Relatório Anual de Sustentabilidade 2011 (Oi), entre outros. A investigação ativa foi confrontada pelo estudo de obras de autores relacionados com a problemática, tais como Daniel Raposo, Joan Costa e Alina Wheeler. A investigação permitiu constatar o modo como a coerência gráfica e semântica pode ser mantida num projeto de Identidade Visual. Atualmente, com a elevada procura de emprego, considerou-se o estágio curricular como a melhor opção para tomar contato com o mercado de trabalho.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1771
Aparece nas colecções:ESART - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISSERT_BRUN_RODR.pdf25,86 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.