Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1773
Título: Implementação de critérios da construção sustentável numa habitação unifamiliar - análise de custos/benefícios
Autor: Martinho, Sérgio Duarte Calado
Palavras-chave: Sustentabilidade
Construção sustentável
Ambiente
Edifício sustentável
Data de Defesa: 2012
Editora: IPCB. ESTCB
Citação: MARTINHO, Sérgio Duarte Calado (2012) - Implementação de critérios da construção sustentável numa habitação unifamiliar - análise de custos/benefícios. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior de Tecnologia. XXVI, 191 p. Trabalho de Projeto.
Resumo: O sector da construção é no presente um dos principais responsáveis pelo aumento da poluição que contribui para a degradação do ambiente. O aumento não controlado do consumo dos recursos naturais, o modo como são utilizados e as elevadas emissões poluentes do processo de fabrico, obrigam a que se estudem e implementem medidas e processos que contribuam para garantir um futuro para a construção sustentável e para a sustentabilidade de todo o planeta. A implementação de sistemas de avaliação e certificação da construção veio possibilitar que se reduzam os impactes negativos que o sector da construção origina, por exemplo, os gastos e emissões dos edifícios no seu ciclo de vida. O presente trabalho de projecto enuncia os principais sistemas de avaliação e certificação da construção sustentável, ao nível nacional e internacional. Também se identificam as principais diferenças na aplicabilidade destes sistemas aquando a avaliação da sustentabilidade. Apresentados os principais sistemas, é avaliado a sustentabilidade de um edifício unifamiliar, através da ferramenta SBTooLPT-H. Esta ferramenta visa garantir a sustentabilidade dos edifícios de habitação, durante a totalidade de seu ciclo de vida (projecto, construção, operação, manutenção, demolição/desconstrução), promovendo e tirando o mais possível partido da interacção entre os parâmetros ambientais, sociais e económicos. O sistema de avaliação e certificação SBTooLPT-H, emite um certificado de sustentabilidade e classifica o edifício de acordo com seu nível de desempenho (A+ a E). Este sistema de avaliação está adequado à realidade nacional. Um dos principais objectivos deste trabalho de projecto é avaliar a sustentabilidade de um edifício em fase de projecto, onde foram utilizadas soluções convencionais. Após esta avaliação é efectuado um estudo de um conjunto de medidas a incorporar, no projecto do edifício, de modo a optimizar a sua sustentabilidade, isto é, de modo a que possa satisfazer um nível de desempenho A. Concluído este ponto é efectuada uma análise económica de custos e benefícios às medidas de melhoria da sustentabilidade propostas, avaliando o período de retorno de investimento, de forma a realçar a importância económica da sua implementação. Assim, este trabalho de projecto pretende realçar a importância da avaliação e certificação da sustentabilidade na construção, como modo de garantir o nível de eficiência dos edifícios no que respeita ao consumo de recursos naturais, protecção ambiental e conforto térmico e os custos que isso implica.
Descrição: Trabalho de projecto apresentado à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Construção Sustentável.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1773
Aparece nas colecções:ESTCB - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.