Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1774
Título: Controlo de sintomas: dor
Autor: Redondo, Gonçalo José Neves
Data de Defesa: 2012
Editora: IPCB. ESALD
Citação: REDONDO, Gonçalo José Neves (2012) - Controlo de sintomas: dor. Castelo Branco, IPCB. ESALD. VII, 80 p. Relatório de prática clínica.
Resumo: O relatório de estágio de dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção de grau de Mestre em Cuidados Paliativos, foi realizado sob a Orientação Científica da Doutora Ana Paula Gonçalves Antunes Sapeta, Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Co-orientação científica Mestre Sandra Cristina da Silva Neves, do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, EPE. O tema de aprofundamento do relatório focou-se na temática controlo de sintomas – dor. Este relatório de estágio foi referente a três momentos, o primeiro momento decorreu na Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos do Hospital da Luz durante o mês de Abril, um segundo momento na Unidade de Assistência Domiciliária do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa. Por fim, um terceiro momento, que foi o desenvolvimento e implementação de um projecto de intervenção no meu local de trabalho, o Centro de Saúde do Cadaval. Nesta prática assistencial, consegui mobilizar e integrar alguns dos conhecimentos que adquiri ao longo do curso, onde procurei, percorrer todos os pilares dos cuidados paliativos, desde a comunicação e o apoio à família, passando pelo trabalho em equipa e o controlo de sintomas. Este último foi especialmente gratificante para mim, nomeadamente porque o meu tema de aprofundamento da tese, se enquadrava neste pilar, a dor. Estes estágios permitiram que conseguisse fazer uma reflexão acerca da tipologia e modelos organizativos. A aquisição de competências foi ao nível instrumental e interpessoal, mas também ao nível sistémico, que possibilitou, um crescimento pessoal e profissional que me permitirá desenvolver futuramente cuidados de qualidade, através do alívio do sofrimento e a promoção da dignidade dos doentes e das suas famílias. No decorrer deste relatório de estágio procurei privilegiar as fontes primárias de informação, utilizando diversas fontes bibliográficas, desde motores de busca como a EBSCO e Google, como a utilização de, livros, revisões científicas, artigos científicos, teses de mestrado e doutoramento. As normas de referenciação bibliográfica utilizadas durante este trabalho são as da APA (American Psychological Association).
Descrição: Relatório de prática clínica apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessário à obtenção de grau de mestre em Cuidados Paliativos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1774
Aparece nas colecções:ESALD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Goncalo Redondo_A.pdf6,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.