Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1778
Título: Importância dos Saca-Rabos (Herpestes Ichneumon) como Reservatório de Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis. Deteção por Técnicas Tradicionais e Moleculares
Autor: Matos, A.C.
Matos, M.
Álvares, S.
Figueira, L.
Martins, M.V.
Pinto, M.L.
Coelho, A.C.
Palavras-chave: Herpestes ichneumon
Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis
PCR
Saca rabos
Data: 2012
Citação: MATOS, A.C. [et al.] (2012) - Importância dos Saca-Rabos (Herpestes Ichneumon) como Reservatório de Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis : deteção por técnicas tradicionais e moleculares. In Jornadas de Genética, 4, Vila Real. Poster.
Resumo: Os saca-rabos (Herpestes ichneumon) também conhecidos por mangustos, são carnívoros diurnos selvagens que juntamente com a geneta (Genetta genetta) representam os exemplares da família Viverridae em Portugal. É uma espécie cinegética de caça menor que se alimenta de coelhos, roedores, aves, cobras, insectos e ovos. Neste estudo colheram-se amostras de 8 animais mortos por atropelamento e em ações de controlo de predadores, durante os anos de 2010 e 2011, nos concelhos de Idanha-a-Nova e Penamacor do distrito de Castelo Branco. As amostras colhidas foram fígado, pulmão, baço, intestino, rim, gânglio mesentérico, retrofaríngeo, mediastínico, amígdalas e fezes. As amostras foram submetidas à técnica de PCR e a cultura microbiológica em meios específicos. Em três saca-rabos (37,5%) detectou-se Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis (Map) através da técnica de biologia molecular. Dois eram machos e um era fêmea. Map foi confirmado também em cultura nos dois machos. Sete saca-rabos (87,5%) apresentaram bactérias álcool-ácido resistentes compatíveis com Map em esfregaços de diferentes tecidos, quando corados pelo método de Ziehl-Neelsen. Estes resultados preliminares confirmam os saca-rabos como reservatório de Map no nosso país. Atualmente, estão a ser desenvolvidos mais estudos para a avaliação dos saca-rabos na dinâmica da infeção de Map em mamíferos selvagens.
Descrição: Poster apresentado nas IV Jornadas de Genética, realizadas na UTAD, Vila Real, nos dias 1,2 e 3 de Março de 2012.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1778
Aparece nas colecções:ESACB - Posters em encontros científicos/técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
IMPORTÂNCIA DOS SACA-RABOS (HERPESTES ICHNEUMON).pdf1,62 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.