Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1781
Título: Promoção e avaliação do desenvolvimento cognitivo – linguístico : um estudo de caso
Autor: Silva, Fátima Maria das Neves Vaz Costa
Palavras-chave: Deficiência mental
Défice cognitivo
Necessidades Educativas Especiais
Perturbações do desenvolvimento da linguagem
Perturbações do comportamento
Teste da linguagem PLAI
Grelha de observação de comportamentos
Data de Defesa: 2010
Citação: SILVA, Fátima Maria das Neves Vaz Costa (2010) - Promoção e avaliação do desenvolvimento cognitivo – linguístico : um estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 237 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Este estudo pretende ser um instrumento destinado a educadores e professores interessados na problemática do Défice Cognitivo, com Problemas de Linguagem e Perturbações do Comportamento associados, patologias bem complexas que requerem uma íntima conexão entre a pesquisa e a prática para que haja sucesso educativo. Para a sua concretização optamos por um Estudo de Caso que tem como objectivo avaliar e analisar o desenvolvimento cognitivo – linguístico de uma aluna de etnia cigana cujas características de aquisição e desenvolvimento de competências cognitivas, perceptivas, motoras, sociais e linguísticas se situam a um nível muito inferior ao esperado para a sua idade cronológica. Na componente empírica houve necessidade de proceder em dois momentos distintos, à aplicação dos seguintes instrumentos: uma Grelha de Observação de Comportamentos e um Teste de Avaliação da Linguagem, designado Preschool Language Assessment Instrument (PLAI). Através de implementação de estratégias de desenvolvimento e da comparação dos resultados obtidos no início e no final do nosso estudo podemos analisar os progressos a partir das competências manifestadas pela aluna. Pretendemos, ainda, sensibilizar quem tiver acesso a este trabalho que, para aceitar ou ajudar alguém com uma determinada problemática, se torna necessário, em primeiro lugar avaliar para conhecer, antes de intervir.
Descrição: Trabalho de Projecto Final apresentado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1781
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fátima Silva.pdf90,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.