Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1782
Título: Motivos de adesão dos idosos à hidroginástica
Autor: Adrega, Andrea Maria da Fonseca Ferreira
Palavras-chave: Hidroginástica
Idoso
Motivação
Envelhecimento
Data de Defesa: 2010
Citação: ADREGA, Andrea Maria da Fonseca Ferreira (2010) - Motivos de adesão dos idosos à hidroginástica. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 113 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Objectivo – o objectivo deste estudo foi verificar os motivos de adesão dos idosos na modalidade de Hidroginástica. Metodologia – A amostra é constituída por 101 idosos, 73 do género feminino (72,5%) e 28 do género masculino (27,5%). A mesma está subdividida em 4 faixas etárias: dos 60-65 anos (38,6%), 66-70 anos (24,8%), 71-75 anos (29,7%) e 76-80 anos (6,9%). Para a realização do estudo, e no sentido de avaliar os factores motivacionais, foi aplicado o questionário: “Questionário de Motivação para as Actividades Desportivas” (QMAD: Serpa & Frias, 1991) com oito factores motivacionais identificados por Fonseca e Maia (2001). O tratamento estatístico foi descritivo e com testes não paramétricos. O nível de significância é de p<0,05. A maioria dos idosos foi considerada idoso jovem, entre os 60 e os 65 anos (43,1%). Resultados/Conclusão – os resultados apontam que os idosos consideram como motivos mais importantes para a prática de Hidroginástica, “Fazer exercício”, “Estar em boa condição física”, “Manter a forma”, “Fazer novas amizades” e “Estar com os amigos”. Outra das conclusões que se infere dos resultados é que para ambos os géneros, masculino e feminino, as escolhas tendem a centrar-se nas mesmas dimensões, isto é, dão preferência à “Forma Física” e a “Afiliação,” o que está em acordo com os valores das médias encontradas nos itens do questionário.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de castelo Branco, com vista à obtenção do grau de Mestre em Actividade Física, na Especialidade de Gerontomotricidade.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1782
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andrea Adrega.pdf47,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.