Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1797
Título: Promoção de competências de leitura : um estudo de caso com uma criança com sindroma de down
Autor: Soares, Maria José Beites dos Santos
Palavras-chave: Método de leitura
Sindroma de Down
Linguagem
Competências
Cognição
Data de Defesa: 2010
Citação: SOARES, Maria José Beites dos Santos (2010) - Promoção de competências de leitura – um estudo de caso com uma criança com sindroma de down. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 196 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente estudo tem como objectivo primordial a promoção de competências de leitura em uma criança com Sindroma de Down, através da aplicação do método de leitura de Troncoso e Cerro (2004). Nesse sentido, pretendemos compreender se este método se ajusta às suas capacidades cognitivas, permitindo desenvolver a linguagem expressiva e a capacidade de reconhecer, visualmente e de forma global, um grande número de palavras escritas, compreendendo o seu significado. Para a sua concretização optamos por um estudo de caso que permitiu registar, compreender e avaliar o percurso de aprendizagem da leitura da criança em análise: uma criança com Sindroma de Down, do sexo masculino, com 7 anos de idade e que iniciou o método numa fase precoce do seu desenvolvimento, numa escola de ensino especial. Os dados foram recolhidos através da observação participante, grelhas de registo de competências e entrevistas construídas para o efeito. A análise dos resultados permitiu-nos concluir que o método, quando aplicado nestas crianças em idades precoces, ajuda-as no seu desenvolvimento cognitivo e muito particularmente ao nível da aprendizagem da leitura. Pretendemos, ainda, que este trabalho de projecto permita sensibilizar outros professores para o conhecimento e a aplicação do método de Troncoso e Cerro, por nos parecer que pode constituir um importante contributo para o desenvolvimento e o sentido de realização da pessoa com défice intelectual.
Descrição: Trabalho de Projecto Final Apresentado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1797
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mª José Soares.pdf73,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.