Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1804
Título: Um vinho , uma marca : o contributo do design gráfico para o Vinho do Porto entre 1638 a 1940
Autor: Mendes, Maria Lisete Mousinho Morais Carmona
Orientador: Pacheco, José
Martins, Daniel Raposo
Palavras-chave: Rótulo
Competitividade
Vinho do Porto
Publicidade
Marketing
Packaging
Competitiveness
Port Wine
Advertising
Data de Defesa: 2012
Resumo: Com esta investigação tencionou-se contextualizar um dos produtos “ex-líbris” de Portugal — O Vinho Porto. Partindo da análise gráfica de algumas das principais casas de Vinho do Porto na viragem do século XIX para o séc. XX, primeiro, pretendeu-se compreender como essas empresas selecionam os seus nomes comerciais e que símbolos identitários utilizavam ao longo dos tempos. Numa segunda abordagem pretendeu-se analisar de que forma os rótulos e a publicidade ao produto, veiculavam uma cultura e mostravam o seu património identitário. Através de uma investigação não intervencionista, procurou-se estudar as relações e influências entre as necessidades de diferenciação e concorrência e o posicionamento gráfico e seleção de grafismos do Vinho do Porto. Com o intuito de garantir rigor nos dados recolhidos, procurou-se compreender as razões pelas quais os tempos áureos do desenho de rótulos e cartazes ocorreram no final do séc. XIX e primeiras décadas do séc. XX. Que artistas eram contratados, bem como a preferência de cada empresa. Quais os conceitos ou temas explorados graficamente, procurando identificar os mais apreciados ou contestados pela sociedade em cada época e sociedade. Obter dados no sentido de compreender as razões de mudança alguns nas estratégia de comunicação de empresas e produtos, quando pretendiam abranger mercados específicos como o caso da Inglaterra e do Brasil; pretendeu-se averiguar qual a preferência estética seguida pelas firmas na abordagem a esses mercados. O Brasil foi um dos maiores importadores deste produto tão apreciado na época, o que motivou o aparecimento de inúmeras falsificações. Procurou-se perceber como algumas firmas reagiram a este problema desde a perspetiva do design gráfico. A revisão e crítica literária permitiu contextualizar a época em estudo a nível económico, politico e social, considerando que todos esses fatores influenciaram diretamente o comércio do Vinho do Porto e indiretamente o design gráfico associado a este produto.
ABSTRACT This paper was aimed to contextualize one of the Portugal´s “ex libris" - The Porto Wine. From the graphical analysis of some of the major Port houses at the turn of the nineteenth century to the twentieth, was intended to first understand how these firms chose their trade names and identity symbols used throughout the ages. A second approach was intended to examine how the labels and advertising of the product conveyed a culture and showed its heritage identity. Through a non-interventionist research, we tried to study the relationships and influences between the needs for differentiation and competition and positioning and graphic artwork selection and Port Wine. In order to ensure accuracy of data collected, we tried to understand the reasons why the heyday of design labels and signs occurred at the end of the 19th century and early decades of the 20th century. What concepts or themes explored graphically, identifying the most challenged or appreciated by society in every age and society. Obtain information in order to understand the reasons for some change in communication strategy of companies and products, when they sought to cover specific markets like the case of England and Brazil, was intended to ascertain the aesthetic preference followed by firms in addressing these markets . Brazil was one of the largest importers of this product so popular at the time, which led to the emergence of numerous forgeries. We sought to understand how some firms have responded to this problem from the perspective of graphic design. The book review allowed to contextualize the time in study in the economic, political and social levels, considering all these factors directly influenced the trade of Port Wine and indirectly the graphic design associated with this product.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Design Gráfico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1804
Designação: Mestrado em Design Gráfico
Aparece nas colecções:ESART - Dissertações de Mestrado

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