Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1805
Título: Estágio projeto na empresa Os Burgueses : projeto híbrido
Autor: Morais, Rosária de Fátima Barbosa
Orientador: Barreiros, Alexandra Isabel Cruchinho
Palavras-chave: Personalidade
Mensagem
Inovação
Qualidade
Identidade
Personality
Message
Innovation
Quality
Identity
Data de Defesa: 2013
Resumo: No âmbito da unidade curricular prevista para conclusão de mestrado de Design de Vestuário e Têxtil, foi concretizado uma estágio de sete meses seguido do desenvolvimento de um projeto com uma vertente inovadora para a empresa de Design de Moda Os Burgueses. A realização do estágio foi uma importante forma de complementar a aprendizagem académica, criando um espaço de transição entre a vida estudantil e profissional, estimulando o reconhecimento de habilidades, competências, técnicas e interesses, amplificando o conhecimento prático e o desenvolvimento cultural. Os sete meses de estágio foram pautados pelo contributo ativo nos diferentes projetos concretizados no espaço temporal desta experiência profissional, a cooperação passou por todas as fases laborais realizadas na empresa, desde da produção e confeção do figurino para o filme futurista RPG, criação e desenvolvimento da coleção de inverno Home, fardamento para o clube noturno RITZ, pesquisa e criação da pré coleção, culminando com a investigação individual para a concretização do projeto Híbrido. Dentro dos diferentes projetos foram aprofundados e adquiridos novos conhecimentos e metodologias nas diferentes áreas de intervenção, criação, pesquisa, desenvolvimento e planeamento de coleções, modelagem e prototipagem de peças, confeção, etiquetagem, assistência de produção, pesquisa e investigação prática. A realização do projeto agregado ao estágio permitiu o desenvolvimento técnico e criativo em diferentes sentidos, abrindo novas oportunidades no desenvolvimento profissional. A possibilidade de concretizar e implementar um projeto direcionado a uma marca/empresa real é um factor motivacional que origina um interesse extra no que diz respeito ao estudo investigativo referente ao projeto que se pretende propor à empresa. A escolha do projeto foi realizada mediante a informação recolhida nos primeiros meses de estágio, informação essencial para o conhecimento da marca, a fim de dar resposta às exigências de um mercado cada vez mais competitivo. O projeto realizado para a empresa Os Burgueses, foi a criação de um acessório de moda inovador e multifuncional, intitulado como Híbrido, este resulta da investigação ativa tendo em conta o tema uso, mensagem e forma, o objeto de estudo elaborado tem como base na sua essência primária, o lenço convencional, a este foram X acrescentados elementos que resultam numa abordagem única conciliando a forma/funcionalidade e design. O Híbrido foi concebido para se moldar e adaptar à individualidade de cada ser através das diferentes formas de uso que proporciona ao seu utilizador. Para a elaboração do projeto Híbrido foi realizada uma estudo investigativo através da prototipagem e testagem do acessório a fim de adquirir um resultado funcional sem lacunas aliado à qualidade de execução do objeto de estudo, depois de atingido as especificações definidas, houve a necessidade de criar uma imagem gráfica, uma embalagem com manual de instruções e uma estratégia de lançamento para efetuar a comunicação do produto. Com a realização deste projeto foram adquiridas competências profissionais como capacidade de investigação, capacidade de resposta, desenvolvimento do espírito crítico e perceção do mercado.
ABSTRACT In the contest of curricular unit scheduled for completion of master degree of Design clothing and textiles, was completed a seven month internship followed by the development of a project with an innovative aspect to the design fashion firm Os Burgueses. The completion of the internship was an important way to complement academic learning, creating a transitional space between the student and the professional life, stimulating the recognition of skills, competences and interests, amplifying the practical knowledge and cultural development. The seven month of internship have been guided by active contribution in the various projects implemented in the timeline of this professional experience, the cooperation has gone through all stages of labour performed in the company, since the production and costume design for the futuristic film RPG , creation and development of the winter collection Home , uniforms to the night club RITZ, research and creation of pre collection, culminating in an individual research for the implementation of the Hibrido project. Within the different projects have been fleshed out any acquired new knowledge and methodologies in different areas of intervention, design, research, development and planning of collections, modeling and prototyping of parts, production, labeling, production assistance and practical investigation. The realization of the project added to the internship allowed the creative and technical development in different directions, opening new opportunities in professional development. The ability to achieve and implement a project targeted at a real company/brand is a motivational factor that leads to an extra interest with regard to investigative study for the project intended to propose to the company. The choice of the project was carried out by the information collected in the early months of training, information essential to the recognition of the trade mark, in order to respond to the demands os an increasingly competitive market. The project carried out for the company Os Burgueses, was the creation of an innovative and multifunctional fashion accessory titled Hibrido , this is the result of active research taking into account the theme, message and the form, the object of study is based on their primary essence, the conventional scarf, this added elements that result in a unique approach combining the form/functionality and design. XIII The Hibrido was designed to shape and adapt to the individuality on each individual through the different forms of use that provides its user. For the Hibrido design was held an investigative study by prototyping and testing of accessory in order to acquire a functional outcome without gaps together with the quality of execution of the object of study, after hit the defined specifications, there was a need to create a graphical image, a packaging and a release strategy for the communication of the product. With the realization of this product were acquire professional skills as research capacity, responsiveness, development of critical spirit and market perception.
Descrição: Relatório de Estágio/Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1805
Designação: Mestrado em Design de Vestuário e Têxtil
Aparece nas colecções:ESART - Dissertações de Mestrado

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