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Título: As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (estudo de caso)
Autor: Martins, Ernesto
Alves, Marta Susana Fernandes
Palavras-chave: Necessidades Educativas Especiais
Relação escola-família
Paradigma ecológico e sistémico
Data: 2013
Editora: Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC
Citação: MARTINS, Ernesto ; ALVES, Marta Susana Fernandes (2013) - As perceções das famílias de crianças com NEE com a escola do 1º ciclo do ensino básico (Estudo de caso). Criar educação. ISSN 2317-2452. Vol. 2, nº 1. p. 1-19.
Resumo: A relação entre a escola e a família é extremamente importante para o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças, nomeadamente das crianças com NEE, pois o seu desenvolvimento é fortemente condicionado por estes dois contextos de socialização. A importância da parceria escola-família é fundamental para o desenvolvimento das crianças, bem como a importância da formação de pais e professores para melhorar a comunicação, a participação e envolvimento dos pais na escola. Utilizando a metodologia qualitativa pretendeu-se compreender como se tem processado a relação entre a Escola e as Famílias de crianças com NEE. Recorremos à entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados, posteriormente apresentados e discutidos. Alegamos, como matriz para outras reflexões, a necessidade de mudança da escola apostando na formação dos seus profissionais, para que possam formar e capacitar os pais para uma comunicação mais eficiente, envolvimento mais rico e, para uma participação mais responsável.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1882
ISSN: 2317-2452
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

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