Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/191
Título: Teores de metanol em aguardentes vínicas e bagaceiras portuguesas
Autor: Mota, D.
Luís, A.
Cerveira, O.
Anjos, O.
Canas, S.
Caldeira, I.
Palavras-chave: Metanol
Quantificação
Aguardente vínica
Aguardente bagaceira
Data: 2010
Citação: MOTA, D. [et al.] (2010) - Teores de metanol em aguardentes vínicas e bagaceiras portuguesas. In Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo, 8, Évora, 5-7 Maio - Actas. Évora : [s.n.]. p. 437-445
Resumo: O metanol é um álcool resultante da degradação das pectinas que ocorre durante o processo de fermentação do vinho e do bagaço, passando para a aguardente durante o processo de destilação. A tecnologia utilizada na preparação dos vinhos e dos bagaços condiciona o seu teor nos destilados. Por razões de toxicidade, o teor de metanol nas aguardentes é limitado a 1000g/hL de álcool puro nas aguardentes bagaceiras e 200g/hL nas aguardentes vínicas (Reg. CE. 110/2008). Assim, antes da colocação das aguardentes no mercado deve ser avaliado o teor deste álcool, o qual é normalmente quantificado por cromatografia-gáslíquido de alta resolução. Neste trabalho são apresentados os teores de metanol de um número considerável de amostras analisadas no nosso laboratório, em 2007, 2008 e 2009. Os resultados obtidos mostram que nenhuma das amostras de aguardente vínica analisada apresentou um teor superior ao limite legal estabelecido. No caso das aguardentes bagaceiras, apenas quatro das amostras analisadas apresentaram teores acima do limite legal.
Descrição: Comunicação apresentada no 8.º Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo que decorreu em Évora de 5 a 7 de Maio de 2010.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/191
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alentejo_caldeira2010vfinal1-3-2010.pdf277,4 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.