Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1936
Título: Avaliação da maturação em azeitona ‘Cobrançosa’ e ‘Galega Vulgar’ com recurso a diferentes metodologias baseadas na cor dos frutos
Autor: Peres, M.F.
Ramos, A.S.
Vitorino, M.C.
Gouveia, C.
Ferreira-Dias, S.
Martins, L.L.
Palavras-chave: Índice de maturação
Índice de cor
Azeite virgem
Teor em gordura
Data de colheita
Data: 2012
Editora: APH
Citação: PERES, M.F. [et al.] (2012) - Avaliação da maturação em azeitona ‘Cobrançosa’ e ‘Galega Vulgar’ com recurso a diferentes metodologias baseadas na cor dos frutos. In Simpósio Nacional de Olivicultura, 6, Mirandela,15-17 de novembro - Actas. Lisboa : APH. p. 369-374. (Actas Portuguesas de Horticultura ; 21).
Resumo: No presente trabalho estudaram-se três métodos de avaliação do estado de Maturação da azeitona, baseados na coloração dos frutos das cultivares ‘Cobrançosa’ e ‘Galega Vulgar’ em estados precoces de maturação, bem como a sua relação com a acumulação de gordura. Os métodos estudados foram: IM – índice de maturação de Jaén (com 8 grupos de cor); IMS – índice de maturação simplificado com apenas três classes de cor; CI – índice de cor (Colour Index) utilizando o Sistema CIE de cor L*a*b*. Os resultados obtidos revelaram que os índices de maturação baseados na cor dos frutos são úteis para caracterizar a evolução do teor em gordura durante a maturação da azeitona. O método simplificado apresentou uma elevada correlação com o índice de Jaén, sendo bastante mais rápido e de mais fácil utilização pelo olivicultor.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1936
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PERES_APH_1.pdf188,96 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.