Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1948
Título: Desenvolvimento de uma metodologia SIG para ordenamento apícola
Autor: Anjos, O.
Marques, J.
Fernandez, P.
Neto, J.
Alves, D.
Palavras-chave: Análise espacial
Ordenamento apícola
Sistema de Informação Geográfica
Data: 2013
Citação: ANJOS, O. [et al.] (2013) - Desenvolvimento de uma metodologia SIG para ordenamento apícola. O Apicultor : Revista de Apicultura. ISSN 0873-2981. 80. p. 2-9.
Resumo: A gestão eficaz da actividade apícola de uma região só é possível se existir um mecanismo de ordenamento dessa mesma actividade. Por outro lado, os Sistemas de Informação Geográfica são uma ferramenta indispensável para o planeamento e gestão do território. Os Concelhos do Crato e de Portalegre, apresentam boas condições edafo-climáticas para a prática apícola, apresentando uma floração sucessiva e diversificada, o que conduz à riqueza da flora melífera na região e à produção de um mel de excelente qualidade. A área de estudo encontra-se na zona Controlada sob gestão da Apilegre – Associação dos Apicultores do Nordeste do Alentejo. Neste contexto, pretende-se integrar os parâmetros biofísicos, através de uma metodologia de análise espacial, para elaborar uma carta de potencial apícola, identificar possíveis conflitos na localização geográfica de apiários e ainda representar a distribuição espacial da ocorrência de doenças nas colmeias. As cartas de zonas com potencial apícola e as zonas interditas são elementos importantes no apoio ao ordenamento apícola. Neste estudo foram identificados nove apiários em zona interdita.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1948
Aparece nas colecções:ESACB - Artigos em revistas sem arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de uma Metodologia SIG para Ordenamento Apícola.pdf646,56 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.