Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1980
Título: Atividades de enriquecimento curricular e aptidão física : efeito da atividade físico-desportiva orientada inserida no Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs) sobre a aptidão física das crianças que frequentam o 1º ciclo do ensino básico na Vila da Sertã.
Autor: Farinha, Victor Manuel Martins
Orientador: Serrano, João Júlio de Matos
Palavras-chave: Motricidade infantil
Atividade física
Aptidão física
Atividades de enriquecimento curricular (AECs)
Data de Defesa: 8-Jul-2013
Resumo: O interesse dos investigadores sobre os níveis de aptidão física da população infanto juvenil assenta, por um lado, na preocupação de melhor entender a sua relação com a saúde e bem-estar das crianças e jovens e, por outro, em compreender a sua ligação com a performance desportiva-motora. Com o presente estudo pretendemos conhecer os níveis de aptidão física das crianças que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico na vila da Sertã, tendo em conta as variáveis idade e género, e verificar o efeito da Atividade Físico-Desportiva Orientada inserida no Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs) sobre a Aptidão Física dessas mesmas crianças. A amostra compreendeu setenta crianças que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico da vila da Sertã (38 raparigas e 32 rapazes) com idades compreendidas entre os seis e os nove anos de idade. O instrumento usado no estudo para recolha dos resultados foi a bateria de testes Fitnessgram (2003), tendo os procedimentos metodológicos de aplicação obedecido ao definido no Manual de Aplicação de Testes desta bateria (The Cooper Institute for Aerobics Research, 2002). Os resultados demonstraram que os níveis de aptidão física das crianças, que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico na vila da Sertã, são considerados satisfatórios pois na maioria das provas foram classificadas como aptas ou super-aptas. Os resultados demonstraram ainda que os meninos obtiveram, em cada um dos momentos de avaliação, melhores médias que as meninas à exceção das provas “senta e alcança direita” e “senta e alcança esquerda”. Em todas as provas houve uma melhoria significativa nos resultados quer dos meninos quer das meninas nos dois momentos de avaliação, à exceção das provas “senta e alcança” direita e esquerda, onde houve um decréscimo significativo entre os dois momentos. Os resultados parecem assim demonstrar, que o trabalho desenvolvido durante as atividades de enriquecimento curricular poderão ter contribuído favoravelmente para a melhoria obtida na maioria das provas de aptidão física entre o primeiro e o segundo momento de avaliação.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1980
Designação: Mestrado em Atividade Física
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
03-12-2012 TESE - Documento Final xxxx.pdf1,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.