Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/199
Título: Estudo da dinâmica do crescimento e produção dos povoamentos naturais de pinheiro bravo na região de Castelo Branco
Autor: Alegria, Cristina Maria Martins
Palavras-chave: Pinheiro bravo
Estrutura irregular
Regeneração natural
Coordenadas polares
Competição
Modelo de crescimento e produção
Data de Defesa: 2004
Editora: UTL. ISA
Citação: ALEGRIA, Cristina Maria Martins (2004) - Estudo da dinâmica do crescimento e produção dos povoamentos naturais de pinheiro bravo na região de Castelo Branco. Lisboa : UTL. Instituto Superior de Agronomia. 534 p. Tese de Doutoramento.
Resumo: Desenvolveu-se um modelo de crescimento e produção ao nível da árvore individual , o PBIRROL, para os povoamentos puros de pinheiro bravo, de estrutura irregular, originados por regeneração natural, no concelho de Oleiros.Os dados foram recolhidos em 30 parcelas circulares de 1000m2, ao longo de três anos consecutivos, durante o repouso vegetativo. As árvores nas parcelas foram identificadas através de um sistema de coordenadas polares por forma a possibilitar o estudo dos efeitos da competição no crescimento da árvore individual. Simultaneamente, realizaram-se medições em árvores em crescimento livre com vista à avaliação do crescimento potencial da espécie no concelho de Oleiros.Do estudo da dinâmica do crescimento e produção neste tipo de povoamentos, resultou a concepção do modelo PBIRROL que é constituído pelos sub-modelos: qualidade de estação, crescimento anual em diâmetro com casca de árvore individual, idade da árvore individual, crescimento anual em altura dominante, proporção média da copa, lista de árvores futura (ingresso, mortalidade e cortes), altura total da árvore individual e volume total e volumes mercantis da árvore individual.O modelo PBIRROL apresentou, na generalidade, bons níveis de ajustamento e de precisão, com excepção dos sub-modelos para a predição da lista de árvores futura na medida em que a amostra utilizada não incluiu dados de ensaios de desbastes e estudos de regeneração.
Descrição: Tese de Doutoramento apresentada no Instituto Superior de Agronomia em 2004.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/199
Aparece nas colecções:ESACB - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Estudo crescimento e produção pinheiro bravo região Castelo Branco.pdf11,84 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.